A catedral de Juiz de Fora (MG) ficou lotada no último domingo, 2, para o encerramento da primeira fase do 1º Sínodo da Arquidiocese. A missa, que reuniu mais de cinco mil pessoas, foi presidida pelo arcebispo dom Gil Antônio Moreira e concelebrada por mais de 100 padres e diáconos.
“Ver a Igreja lotada de fiéis entusiasmados despertou toda a arquidiocese para uma vivência maior do discipulado e missionariedade. Louvo e agradeço a Deus por tudo”, disse o coordenador geral do Sínodo, padre Luiz Carlos de Paula.
O tema do Sínodo é “Arquidiocese de Juiz de Fora: uma Igreja sempre em Missão” e o lema: “Fazei discípulos meus”. A arquidiocese conclui, nesta fase, a consulta avaliativa da comunidade sobre o ano de 2010 e sugestões para o próximo ano.
Durante a celebração, foi comunicada a instituição, na arquidicoese, de três Vicariatos Episcopais Ambientais, três Diaconias e a Comissão Litúrgica arquidiocesana. Dentre as inovações apresentadas, estão também o novo jornal da arquidiocese, a Folha Missionária, e a imagem peregrina de Santo Antônio, que mede 1,5m, vinda de Pádua (Itália). A imagem visitará as regiões pastorais da arquidiocese.
A arquidiocese inicia, agora, o processo de elaboração do documento final, que ficará sob a responsabilidade de uma equipe formada pela comissão central do Sínodo e por representantes de cada região da arquidiocese e de grupos católicos. O documento final deverá ser promulgado em 13 de junho de 2011, dia de Santo Antônio, padroeiro da arquidiocese.

