Os finalistas, por categoria, foram indicados por agentes de pastoral e/ou membros da igreja dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Após indicação, passaram pela análise e triagem da assessoria técnico-científica regional e tiveram seus nomes validados no V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde realizado em junho de 2012, na cidade de Igarassu (PE).
O resultado final dos vencedores ocorreu a partir da soma de pontos dos integrantes de uma banca julgadora com membros ligados às áreas da saúde, educação e sustentabilidade. Para avaliação dos trabalhos foram analisados diversos critérios como: conteúdo, coerência, qualidade, originalidade, aplicabilidade e relevância.
Personagens importantes do Nordeste já ganharam a premiação em anos anteriores. Em 2010, por exemplo, o vice-governador de Pernambuco e então Secretário de Saúde do Estado, João Lyra Neto, recebeu a comenda da Pastoral da Saúde devido a sua atuação na época. Ano passado um dos premiados foi o fundador do Centro Nordestino de Medicina Popular, o médico Celerino Carriconde, pela criação da instituição e colaboração no desenvolvimento de metodologias medicinais.
A solenidade de premiação também lembrará o Dia Nacional da Saúde, que é comemorado em 05 de agosto. A data marca os 140 anos do nascimento de Oswaldo Cruz, conhecido como o pai da saúde pública do Brasil.
Segue abaixo lista com os nomes dos vencedores da premiação:
Categoria Destaque Mídias:
Destaque Mídia Sustentabilidade – Programa Semanal da TV Globo Nordeste – ‘Nordeste Viver e Preservar’;
Destaque Mídia Saúde Pública – Série Cidadania no Esgoto – Jornal do Commercio;
Destaques do Ano:
Destaque do Ano em Saúde Pública – Caravana do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe);
Destaque do Ano em Sustentabilidade – Escritório de Arquitetura Cesar Barros – Projeto de Ciclovias Sombreadas para Região Metropolitana de Recife.
Categoria trabalhos científicos apresentados e avaliados exclusivamente no V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde:
1º Lugar: Humanização através da arte da UFPE;
2º Lugar: Ponto de Leitura Mais/HC: Divertindo, cuidando e informando. (UFPE);
3º Lugar: Importância da realização do exame de HIV em pacientes com tuberculose e da implantação do teste rápido nas unidades do Distrito Sanitário III Recife PE.
