A arquidiocese de Olinda e Recife (PE) irá homenagear o Servo de Deus dom Helder Pessoa Câmara. Nesta quinta-feira, dia 27, será celebrada uma missa em sufrágio do arcebispo emérito, falecido há 16 anos. A cerimônia acontecerá na catedral Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda, às 19h30, e será presidida pelo arcebispo local, dom Antônio Fernando Saburido.
Dom Helder Câmara, um dos fundadores da CNBB, está com processo de beatificação em curso na Congregação para a Causa dos Santos da Santa Sé. Conhecido como “Dom da Paz”, o bispo atuou em ações voltadas para a defesa da justiça e da paz. Sua morte decorreu de uma parada cardiorrespiratória, em 27 de agosto de 1999.
A escolha da catedral de Olinda para a celebração da missa, deve-se ao fato de os restos mortais de dom Helder estarem depositados no jazigo do templo. As celebrações que recordam o nascimento do Dom da Paz (9 de fevereiro) ocorrem na Igreja das Fronteiras, no Recife, local que o Servo de Deus residiu por vários anos e que abriga o Memorial Dom Helder Câmara.
Objeto de pesquisa
A celebração será concelebrada pelo vigário episcopal do Vicariato Olinda da arquidiocese e pároco da paróquia São Pedro Mártir de Verona, monsenhor José Albérico de Almeida. Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha, o sacerdote estudou a atuação de dom Helder no Concílio Vaticano II e suas práticas de uma Igreja “servidora e voltada para os pobres”. O tema do recente trabalho de conclusão de curso foi “Dom Helder Câmara: do sonho à realidade”.
