Arquidiocese de Vitória dá início a Campanha do Dízimo

Em julho, mês em que a Igreja celebra o dízimo, a arquidiocese de Vitória (ES) lança a campanha “Dízimo Doar na Alegria, tá no DNA do Católico”. A iniciativa tem por objetivo reacender e lembrar aos fiéis a importância da caridade e doação no compromisso de evangelização. Entre as novidades para este ano destaca-se o envolvimento das crianças e adolescentes.

A campanha é realizada em três momentos: lançamento do tema a ser trabalhado durante a campanha, de forma a atingir todos os católicos que participam da vida da comunidade; sensibilização, momento em que a campanha acontece nas paróquias e comunidades contemplando as dimensões religiosa, social e missionária do dízimo; e, por fim, a apresentação dos resultados, uma forma de agradecimento aos fieis que participaram do projeto de manutenção da Igreja, e aderiram ao compromisso de se tornar dizimista.

Com foco orientador e mais educativo, a campanha deste ano traz a novidade de incluir a participação da catequese. A ideia de incluir as crianças nesta iniciativa partiu das equipes coordenadoras do dízimo nas paróquias que constatou ser mais eficiente introduzir desde a infância o significado da doação e partilha através da contribuição do dízimo. Segundo o assessor econômico da Campanha, Sérgio Murilo Lopes, a proposta “mostra a preocupação da Igreja em orientar os católicos em todas as suas etapas de amadurecimento, educando cada pessoa sobre a necessidade da partilha. O dízimo deve ser uma prática a ser inserida e vivenciada na vida dos católicos”, ressaltou.

A equipe de Marketing e Comunicação sugeriu os materiais a serem trabalhados. Para a catequese as tarefas de dar nome ao mascote criado para esta Campanha, atividades de redação, jogo do dominó, labirinto e construção de frases em torno do tema: Doar na alegria, tá no DNA do católico. Para todos um folder com motivações para a partilha e solidariedade acentuando o tema da doação e da alegria e, móbiles ornamentativos para dar às comunidades o tom da festa.

O envolvimento do público infantil no projeto será intensificado com o concurso do nome que acontece no mês de julho. As crianças terão a missão de exercitando seu imaginário dar nome ao mascote que simbolicamente será registrado na Arquidiocese no mês de outubro/novembro.

A escolha do nome será responsabilidade de uma comissão formada por pessoas da Pastoral da Comunicação (Pascom), Pastoral do Dízimo e da Catequese, após a seleção das paróquias que enviarão à Mitra 5 nomes e 5 redações.

O vencedor do nome mais criativo irá ganhar um Play Station ou uma bicicleta, e terá a sua ideia divulgada no site da Arquidiocese de Vitória, na Revista Vitória e nas Rádios América AM 690, FM 101,5 e FM Líder 91,1.

A campanha durante todo o mês de julho conta com a interatividade das equipes de: liturgia, acolhida, homiliastas, coordenadores das comunidades, jovens, catequese e outras pastorais. Neste período as catequistas de cada comunidade devem apresentar nas celebrações as atividades que são desenvolvidas nos encontros de catequese, favorecendo a participação e promovendo a interação.

Toda a Campanha tem como objetivo conscientizar os católicos sobre a alegria que vem da doação e da partilha. Doar faz bem em primeiro lugar àquele que doa.
“Há mais felicidade em dar do que em receber” At 20, 35.

Tags: