A Assembleia da Pastoral Carcerária da Macrorregião Norte reuniu 15 agentes pastorais de quatro estados da região: Roraima, Amazonas, Rondônia e Amapá. Pará e Acre não puderam enviar representantes. Durante três dias, de 18 a 20, em Boa Vista (RR), eles partilharam como está à evangelização nos presídios de cada um dos estados.
Alguns dos assuntos debatidos durante a assembleia foi a Pastoral de Conjunto, a atenção à família dos presos, revista vexatória dos agentes pastorais, situação dos presidiários, presos indígenas e imigrantes. Também esteve presente uma presidiária em regime semi-aberto, que expôs sobre a situação carcerária de Roraima (saúde, educação, ociosidade, superlotação, visitas íntimas, alimentação).
A assembleia ainda teve a participação de uma Defensora Pública Estadual, Vera Lúcia Pereira, que falou sobre drogas nos presídios, inexistência de hospital para doentes mentais, morosidade da Justiça e o crime organizado nas prisões. Também participou da assembleia a presidente de uma associação de familiares de presos de Roraima.
Durante a assembleia, o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir Silveira, apresentou dados do sistema prisional brasileiro e como funcionam modelos de prisão diferentes em outros países, e repassou aos agentes contatos de pessoas e instituições úteis para o trabalho pastoral, como o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a Defensoria Pública da União e o Ministério da Justiça.
Nordeste 3
Já a Pastoral Carcerária do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) realizou a sua Assembleia entre dias 18 e 20, na cidade de Serrinha, Bahia. O Regional está inserido na Macrorregião Nordeste, que compreende nove estados da Região Nordeste do país (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão).
Participaram do encontro 48 agentes da Pastoral Carcerária de 12 dioceses da Bahia e todas as dioceses de Sergipe. A vice-coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária, irmã Petra Pfaller, o coordenador da Macrorregião Nordeste, Carlos A. Magalhães, o bispo de Serrinha e referência da Pastoral Carcerária no Regional, dom Ottorrino Assolari, e o assessor jurídico do Tribunal de Justiça da Bahia, Orlando Bittencourt, responsável pelo projeto Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça, também participaram da Assembleia.
Durante o encontro aconteceu a escolha do novo coordenador do Regional Nordeste 3, sendo eleito o atual coordenador da Macrorregião Nordeste, Carlos A. Magalhães.
O encontro teve início na noite sexta-feira, dia 18, com uma Audiência Pública organizada pela Pastoral Carcerária e pelo Conselho da Comunidade de Serrinha, no Fórum da cidade.
No sábado foram apresentados os relatórios das atividades das dioceses. “Muitas coisas bonitas foram relatadas e estão ativas na região”, disse irmã Petra Pflaller. Ainda no sábado, o assunto principal foi a catequese para presos. O padre Filip Cromheecke fez uma introdução sobre o que é evangelização e catequese, seguindo os documentos da Igreja.
A irmã Petra Pflaller também expôs sobre os acontecimentos e a caminhada da Pastoral Carcerária em âmbito nacional. Já o coordenador da Macrorregião Nordeste, palestrou sobre a importância do trabalho dos Conselhos da Comunidade.