“Sim, Senhor, tu sabes que te amo” (Jo 21:16), este foi o tema da Assembleia Geral do CHARIS Brasil, que aconteceu de 1º a 3 de agosto, na sede da Comunidade Católica Mar a Dentro, em São José do Rio Preto (SP).
Reunindo membros das diversas expressões carismáticas do Brasil que compõe o conselho do CHARIS, a Assembleia teve como objetivo ser um espaço de diálogo, comunhão e unidade. A iniciativa é um momento previsto nas constituições do CHARIS internacional, que também se aplica em âmbito nacional.
Para Katia Zavaris, coordenadora do CHARIS Brasil, a “assembleia é um espaço de comunhão, diálogo entre as expressões carismáticas, convivência e fraternidade entre toda corrente de graça”:
“Somos família espiritual, carismáticos de todas as expressões, e nosso objetivo é de escuta profética para evangelizar a partir do Batismo no Espírito Santo. O serviço de comunhão, CHARIS Brasil deseja potencializar a evangelização das expressões carismáticas com a graça da unidade.”
Entre as pautas da Assembleia estiveram temáticas como os serviços das comissões por parte do CHARIS Brasil e as atualizações do CHARIS internacional e América. Importante assunto foi também a preparação da 2ª Conferência do CHARIS que se realizará nos dias 7 a 9 de de novembro na Canção Nova, em São Paulo.
Participaram sacerdotes, líderes do movimento eclesial da Renovação Carismática Católica, Novas Comunidades, Ministérios de Evangelização, Escolas de Formação Santo André e da representação do Pe. Victor membro da obra Shalom, comunidade com reconhecimento de direito pontifício.
O que é o CHARIS?
O Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (CHARIS) nasceu do desejo do Papa Francisco de que a Renovação Carismática Católica de todo o mundo trabalhasse em comunhão. Portanto, após certo período de trabalhos, o Serviço foi oficialmente instituído na Solenidade da Festa de Pentecostes em 2019.
Nessa ocasião, estavam presentes o Santo Padre, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, e o Cardeal Raniero Cantalamessa, então nomeado assistente eclesiástico do CHARIS.
Atualmente, cada país conta com um Serviço Nacional de Comunhão que, segundo os estatutos do CHARIS, tem o objetivo de construir e fortalecer a ampla e diversificada família da RCC, assim como promover a comunhão entre as suas várias expressões.
O Papa Francisco confiou ao CHARIS três missões: Batismo no Espírito Santo, Unidade dos Cristãos e Serviço aos pobres.
Com informações de Marília Siqueira | Comissão de Comunicação do CHARIS Brasil
