Terminou na sexta-feira, 4, a visita ao Regional Nordeste V da CNBB (Maranhão) feita pelo assessor da Comissão para Ação Missionária da CNBB, padre José Altevir, e da assessora da Comissão para a Amazônia, irmã Irene Lopes. Eles percorreram, desde o dia 20 de fevereiro, as 12 dioceses maranhenses acompanhados do secretário do Regional, padre José Adalberto Vanzella, e Graça Araújo, que também trabalha no secretariado do Regional.
“A visita fez parte dos trabalhos das comissões de acompanhar de perto os desafios e perspectivas das dioceses, dos Regionais, a fim de ter uma verdadeira integração entre os projetos das comissões e a realidade das Igrejas Locais”, explica padre Altevir.
Segundo o assessor, a Igreja está vivendo um momento privilegiado da Missão. “Há tempo não se fala tanto em missão como agora. E missão é partir, é parar de dar volta ao redor de si mesmo e ir ao encontro do terreno onde deve ser lançada a semente da missionariedade”, esclarece.
Padre Altevir ressalta é a sintonia do trabalho das dioceses com a proposta evangelizadora da CNBB. “Há de fato uma verdadeira comunhão, pois afinal, a missão de Jesus Cristo, vivenciada por sua Igreja gera unidade, a verdadeira comunhão”, disse o padre.
Foram visitadas as dioceses de São Luís, Pinheiro, Viana, Zé Doca, Imperatriz, Carolina, Balsas, Grajaú, Coroatá, Bacabal, Caxias, Brejo.