A Pontifícia Comissão para a América Latina da Congregação para os Bispos do Vaticano anunciou a celebração eucarística em 12 de dezembro, presidida pelo Papa Bento XVI, as 17.30h, na Basílica de São Pedro por intenção da comemoração do bicentenário da independência dos países lationo-americanos. Todas as celebrações com esta motivação se realizam entre 2010 e 2014, com exceção do Peru e do Brasil que comemoram o bicentenário de sua independência nos anos de 2020-2022.
O processo de emancipação dos países latino-americanos em “terra firme”, segundo a nota à imprensa da CAL, se desenrola de 1808 a 1824, ainda que se tenha de incluir a independência do Haiti, em 1804, e a de Cuba, em 1898, as mais recentes do Caribe.
“A Santa Sé deseja unir-se a estas celebrações com uma iniciativa de especial relevância”, prossegue a nota da CAL, “O Santo Padre Bento XVI acolheu, com vivo beneplácito, a proposta feita pela Pontifícia Comissão para a América Latina para presidir uma solene celebração eucarística na Basílica de São Pedro pelos Bicentenário dos países latino-americanos”. A data coincide com as festividades de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, “pedagoga da inculturação da fé, mãe e protetora de seus povos, cuja imagem esteve muito presente nos exércitos partióticos”.
A missa será celebrada as 17.30 hs, horário de Roma. Para esta celebração foram convidados de forma especial toda a Cúria Romana, o corpo diplomático, os sacerdotes latino-americanos que estudam em Roma, os religiosos e religiosos residentes em Roma das distintas Ordens e Congregações, as comunidades argentinas, brasileiras, mexicanas e de todos os demais países latino-americanos que por motivos familiares, de trabalho ou outros habitam em Roma. Espera-se, também, a presença de significativas personalidades públicas da América Latina. A celebração está aberta a todos os romanos e peregrinos interessados em unir-se a esta celebração.
A nota da Cal ainda lembra: “esta iniciativa representa um gesto de de particular atenção, afeto e solidariedade da parte do Santo Padre diante do povo e das nações do ´Continente da esperança´- como foi denominado pelos pontífices, desde Sua Santidade Paulo VI até Bento XVI – e é, sem dúvida, expressão da solicitude pastoral com a qual o Santo padre bento XVI abraça os povos nos quais foram plantados o Evangelho de Jesus Cristo, amadurecidos seus preciosos frutos, e onde estão presentes 40% dos batizados na Igreja Católica do mundo inteiro, unidos em filial devoção à Santíssima Virgem Maria e em fiel comunhão de suas igrejas locais com a Sé de Pedro”.
“ Por último, esta iniciativa é um sinal da contribuição original que a Igreja Católica oferece para comemorar, à luz da verdade história, este ´bicentenário, a fim de iluminar a atual situação da América Latina e alimentar a esperança de um futuro de paz e justiça”, finaliza a nota da CAL.
Pontificia Comisião para America Latina (CAL)
Tel. (39) 06 698 83131
Fax. (39) 06 698 84260
Emai1: pcal@latinamer.va
Endereço postal: 00120 Cidade do Vaticano