Bispo emérito de Itumbiara (GO), dom Antônio Fernando Brochini, faleceu nesta sexta-feira, 15 de março

A diocese de Itumbiara (GO) comunicou na manhã deste sábado, o falecimento de seu bispo emérito, dom Antônio Fernando Brochini, 77 anos, o 7º bispo diocesano daquela Igreja Particular. O falecimento ocorreu, na sexta-feira, dia 15 de março, no Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center (UMC), em Uberlândia (MG), onde recebia tratamento de Leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma Nota de Condolência, manifestando seu pesar e sentimento ao bispo diocesano, dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, aos membros da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida como Estigmatinos, aos familiares e a todo povo de Deus presente na Igreja de Itumbiara.

 

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Antônio Fernando Brochini

 

Estimado irmão, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida,

Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do nosso irmão Dom Antônio Fernando Brochini, Bispo Emérito da Diocese de Itumbiara. Queremos expressar nossa unidade através da oração, ao caro irmão, aos membros da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, aos familiares e a todo povo de Deus presente nessa Igreja Particular. Que Deus em sua infinita misericórdia faça brilhar para a ele a luz divina.

Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Antônio cheia de frutos para a vida da Igreja, especialmente em espaços de coordenação da sua congregação religiosa e no esforço, permanente, na formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás, sobretudo quando dirigiu o Instituto de Filosofia e Teologia, o conhecido Ifiteg, espaço de formação destinado à formação de padres do Centro-Oeste.

Somos gratos também pelo seu pastoreio à frente da diocese de Itumbiara desde 2014, sendo seu 7º bispo diocesano, Igreja na qual procurou viver de forma coerente dom o seu lema episcopal: “Testemunho de Comunhão”.

Nossa oração nos consola com a certeza assegurada pelo próprio Cristo de que quem crê n’Ele terá a vida eterna (João 6:40).

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial

Nasceu em Rio Claro (SP) no dia 10 de novembro de1946. É orinudo da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos). Nasceu em Rio Claro (SP) em 10 de novembro de 1946. Filho de Paschoal Hércules Brochini e Guiomar Baumgartner Brochini.

Em 1958, após seus estudos primários, ingressou na Escola Apostólica Santa Cruz, dos Estigmatinos, em sua terra natal. Fez os estudos ginasial e colegial em Ribeirão Preto, no Instituto Missionário Venerável Gaspar Bertoni. Em Campinas, cursou Filosofia no Instituto Estigmatino, cuja conclusão aconteceu no ano de 1967. Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, entre 1967 e 1970, licenciou-se em Pedagogia, especializando-se posteriormente em Administração Escolar e Supervisão Educacional. De 1970 a 1973 cursou Teologia no Instituto João XXIII, na capital paulista, sendo que nesta mesma época exerceu a função de vice-diretor do Instituto de Ensino Sagrada Família, em São Caetano do Sul (SP).

Fez sua profissão religiosa em 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote aos 8 de dezembro do mesmo ano.

Suas principais atividades entre 1974 e 2001 na Província Estigmatina foram: formador do Seminário Menor, Superior local e Provincial em Morrinhos (GO) de 1974 a 1988; diretor do Ginásio Senador Hermenegildo Moraes em Morrinhos, em 1978 e 1979; mestre de Noviços, em Morrinhos em 1986 e 1987; formador dos estudantes Professos Estigmatinos e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), em 1988; superior Provincial em Brasília e Morrinhos (1988-1994); pároco de Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos (1990-1991); formador dos Estudantes de Filosofia e Diretor Administrativo do IFITEG (1994-1997); superior Provincial em Goiânia (1997-2001).

Em 12 de dezembro de 2001 foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte. Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003, sucedendo a Dom Luiz Eugênio Perez. Seu lema episcopal é “Testemunho de Comunhão”.

Em 15 de outubro de 2014, o papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Itumbiara (GO). Em 3 de janeiro de 2015 tomou posse canônica na Catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, pelo núncio Apostólico Dom Giovanni D’Anielo.

Tags:

leia também