Os bispos e assessores da Comissão Episcopal Pastoral Para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vão se reunir, em Brasília (DF), nesta segunda-feira, 4 de novembro, para a primeira reunião ordinária com a nova composição.
Na pauta, a apresentação da comissão para os novatos, uma avaliação dos trabalhos já desenvolvidos e o papel da comissão. Além disso será discutido o projeto do novo plano quadrienal 2019-2023.
De acordo com assessor da comissão, padre João Paulo de Mendonça Dantas, a comissão vai apreciar também o nome do dos peritos, que é o grupo interdisciplinar de especialistas nos assuntos correspondentes ao trabalho da comissão que dão apoio ao grupo de bispos.
“Uma lista de peritos vai ser apresentada para eles pelo presidente e eles vão aprovar esses nomes. O grupo vai discutir também os projetos da comissão para o próximo quadriênio (2019-2023). Temos 12 projetos que são sugeridos, pode ser que algum projeto novo nasça na reunião. Esses projetos serão todos apreciados e se tudo correr bem aprovados”, destaca o assessor.
A comissão é composta pelo presidente e outros quatro bispos de diversas partes do Brasil e o assessor, que é o principal encarregado de executar o que é pedido pelos bispos e o que chega de demanda na CNBB. Há ainda um grupo de peritos, teólogos que frequentemente são consultados e dão pareceres teológicos acerca de textos, publicações, manifestações, entre outras atividades.