Bispos de três províncias do Regional Sul1 visitaram dicastérios da Cúria Romana

Nesta quarta-feira, dia 28, o grupo de bispos das províncias eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto tem agenda da Visita Ad Limina Apostolorum em quatro dicastérios da Cúria Romana. Logo pela manhã, eles se reuniram no Dicastério para o Clero. Após, o episcopado paulista participou de um encontro com os colaboradores do Dicastério para a Educação Católica.

Na ocasião, o bispo diocesano de Catanduva, dom Valdir Mamede foi o relator do grupo. “A educação católica vai muito além da realidade acadêmica, e, nela, a família, como primeira educadora, ocupa lugar primordial, insubstituível, mesmo se estamos assistindo a uma terceirização desta sua função”, apresentou.

Neste sentido, dom Valdir refletiu que a cada dia as famílias estão ficando menos numerosas, o que, segundo ele, “num curto período de tempo vai trazer problemas para vários setores além daquele da atividade educacional, por exemplo, a previdenciária”.

O bispo de Catanduva lembrou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se preocupa com a temática da educação a largo tempo. Falou da Campanha da Fraternidade (CF) que, em 1982 e 1998, já trouxe à tona o tema, retomando-o em 2022, e propôs que o episcopado, num momento de colegialidade, possa fazer uma “leitura regionalizada” da CF nas províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto.

A matéria completa no site do Regional Sul 1

Fotos: Pe. Thiago Faccini

Tags: