Bispos do Regional Centro-Oeste realizam visita ad limina

A partir de sábado, 13, os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás, Tocantins) realizarão a visita ad limina. Esta visita acontece a cada cinco anos, quando os bispos se encontram com o papa, vão aos túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma, e têm reuniões nos vários dicastérios da Santa Sé.

No Brasil, a visita é dividida por regionais e o Regional Centro-Oeste será o último a cumprir este compromisso, que começou no ano passado. Serão 21 bispos que participarão de intensa programação, incluindo o encontro pessoal com o papa Bento XVI.

“A expectativa é grande. Como o nosso regional foi renovado há pouco tempo, a maioria dos bispos fará a visita pela primeira vez”, disse o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, que é o presidente do Regional. Já em Roma, ele presidirá uma missa no sábado, 13, a pedido da embaixada do governo brasileiro, por ocasião da proclamação da república, comemorada no dia 15 de novembro.

No encontro com o papa, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos.

“A visita ad Limina, para nossa Igreja diocesana é ocasião para consolidar, por meu intermédio, os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma”, disse o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz.

O retorno dos bispos está previsto para o dia 21.

Tags: