Bispos do Regional Oeste 2 lançam Pacto Educativo em Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado

Um convênio entre a Faculdade Católica de Mato Grosso e o Governo do Estado de Mato Grosso vai beneficiar mais de 1200 estudantes com bolsas de graduação e de cursos técnicos. Na manhã de quarta-feira, 15 de fevereiro, os bispos do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebraram o Pacto Educativo MT com a Secretaria de Educação do Estado, em cerimônia com a presença de autoridades educacionais, políticas, militares e eclesiásticas.

O convênio oferece 400 bolsas totalmente gratuitas para os cursos de graduação da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifacc-MT), em Cuiabá e Várzea Grande, e 840 bolsas para cursos desenvolvidos pelo Instituto Católico de Ensino Técnico Profissionalizante (Icet), que vão ser realizados na capital e em cidades do interior mato-grossense.

O bispo de Sinop (MT) e presidente da Associação Dom Aquino Corrêa (Adac), mantenedora da Unifacc-MT e do Icet, dom Canísio Klaus, apontou que o Pacto Educativo MT é a representação da igreja sinodal que caminha formando um grande projeto de comunhão. Ele classificou a celebração do programa como um momento especial, corajoso e concreto que vai ao encontro do Pacto Educativo Global instituído, em 2019, pelo papa Francisco.

“Como diz o papa, temos de atuar na perspectiva do diálogo, de solidariedade universal para uma sociedade mais acolhedora. É preciso a cada instante reanimar o compromisso com as novas gerações, renovando a paixão pela educação mais aberta e inclusiva, ouvindo-as em conversas construtivas e compreensão mútua”, comentou dom Canísio.

A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa, na entrada central do Auditório da Faculdade Católica – Sedac, em Várzea Grande, que marca o Memorial do Pacto Educativo. O momento teve a participação e a bênção dos bispos do Regional, incluindo o arcebispo de Cuiabá (MT) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Mário Antonio da Silva.

Também estiveram presentes na celebração do Pacto Educativo MT os bispos de Juína, dom Neri José Tondello; de Barra do Garças, dom Protógenes José Luft; de Rondonópolis/Guiratinga, dom Maurício da Silva Jardim; de Cáceres, dom Jacy Diniz Rocha; de Diamantino, dom Vital Chitolina; de Primavera do Leste/Paranatinga, dom Derek John Christopher Byrne; e o bispo emérito de Diamantino, dom José Vieira.

 

Confira o texto na íntegra. 

Com informações e imagens da Assessoria de comunicação UNIFACC – MT

Tags:

leia também