Para o próximo domingo, dia 26 de agosto, a Arquidiocese de Porto Alegre convoca os católicos para a tradicional “Caminhada Vocacional”, em Gravataí. Em 2012, o evento terá uma motivação especial – o encerramento do Ano Vocacional Arquidiocesano, iniciado em agosto de 2011. Neste tempo, todas as paróquias intensificaram o estudo e a oração pelo surgimento de novos vocacionados a padre, Irmã ou irmão religioso, casais ou leigos nas comunidades.
A Caminhada Vocacional já é tradição por reunir os católicos em torno do tema ‘Vocação’. Este tema é trabalhado pela Igreja no Brasil mais fortemente durante o mês de agosto. Para o domingo, a programação acontecerá durante a tarde: Às 14h, uma procissão sairá da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos e seguirá até o Seminário São José, no centro da cidade. Em seguida, às 15h30min, o Arcebispo Metropolitano Dom Dadeus Grings, presidirá uma missa solene, acompanhado de padres de toda Arquidiocese. Após a missa, o Ano Vocacional será encerrado com um show religioso do Pe. Ezequiel Dal Pozzo. Em caso de chuva, não haverá a procissão, e todos são convidados a se encontrarem direto no Seminário São José.
Para o promotor Vocacional da Arquidiocese, Padre Luís Antônio Larratéa, mais conhecido como padre Tom, o Ano Vocacional Arquidiocesano teve como meta a conscientização da missão de cada batizado: “Todos os batizados são chamados a serem ‘discípulos missionários’ na construção do Reino de Deus. O Ano Vocacional foi um momento de celebrar a caminhada do Serviço de Animação Vocacional em nossa Arquidiocese”.
O presbítero destaca que durante um ano, todas as 156 paróquias, presentes nos 29 municípios de abrangência da Arquidiocese, refletiram o tema “Discípulos-missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações”, frase retirada do evangelho de Mateus, que convocou aos católicos, especialmente os jovens, a se engajarem na Igreja.
Padre Tom enfatiza que Ano Vocacional deixou marcas positivas em todas as comunidades: “Este ano foi celebrado com a presença de um símbolo muito forte: a barca vocacional. Oito barcas peregrinaram nas paróquias, institutos e congregações, escolas representando a Igreja e as vocações. Foi muito positivo o retorno das comunidades, onde houve um reavivamento do tema vocacional através de muitas orações, visitas, bênçãos, missas, novenas e tantas outras iniciativas bonitas e enriquecedoras. Ficam inúmeros frutos que serão colhidos ao longo de anos” finalizou.
Saiba Mais:
Caminhada Vocacional – Encerramento do Ano Vocacional Arquidiocesano.
Local: Gravataí – Igreja Nossa Senhora dos Anjos e Seminário São José (Av. Adolfo Inácio Barcellos, 1490, centro, Gravataí).
Observação: Em caso de chuva, não haverá a procissão, e todos são convidados a se encontrarem direto no Seminário São José.
