Caminho Neocatecumenal completa 40 anos no Rio Grande do Sul

No último sábado, 22 de março, a arquidiocese de Porto Alegre celebrou os 40 anos de presença do Caminho Neocatecumenal no estado do Rio Grande do Sul. A ocasião foi marcada pela solene celebração eucarística presidida pelo cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, e concelebrada por dom Dadeus Grings, arcebispo emérito de Porto Alegre, e dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório. A celebração, realizada na Paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha, reuniu diversos presbíteros e fiéis pertencentes às comunidades neocatecumenais.

Também estiveram presentes a equipe de catequistas itinerantes responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, Padre José Folqué, Raúl Viana e Toña Santiago e a equipe responsável pelo Caminho no Rio Grande do Sul, composta por Padre Sebastião de Matos, Mirella Berti Torres e Samuel Proaño Herrera.

O Caminho Neocatecumenal, reconhecido pela Igreja como um itinerário de formação cristã válido para os tempos atuais, tem servido ao episcopado como uma modalidade diocesana de redescobrimento das riquezas do Batismo. Inspirado na vivência em pequenas comunidades, à semelhança da Sagrada Família de Nazaré, o Caminho iniciou sua missão no Rio Grande do Sul em 1984, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre, confiada aos cuidados pastorais dos Padres Palotinos.

Durante a homilia, o Cardeal Dom Jaime Spengler ressaltou que Deus se manifesta na história, estando presente no cotidiano de cada pessoa e na vida da comunidade. Ele convidou os fiéis a darem graças pelo caminho percorrido ao longo desses 40 anos e a pedirem a graça de serem, no mundo, aquilo que a Igreja é chamada a ser: sal, luz e fermento.

“Na Igreja, todo carisma tem o seu lugar. Os carismas formam a grande sinfonia. Para que essa sinfonia possa se expressar na sua grandeza, dignidade, beleza e verdade, cada um precisa, de alguma forma, fazer o que lhe compete. Todos nós estamos a caminho e, para que a orquestra, por assim dizer, possa executar a obra que lhe compete, que não percamos jamais o senso de pertença, de comunhão e a disposição para a missão,”destacou o arcebispo.

Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório, também parabenizou pelos 40 anos:

“Obrigado pela vossa persistência. Eu sei que não é fácil fazer todo esse Caminho, mas parabéns pela vossa disposição! Sigam em frente! Que Deus abençoe e ilumine os vossos passos e essa vossa experiência que trazeis para a Igreja do Rio Grande do Sul, dessa forma de celebrar, de viver. Mantenham vivo o aspecto da missão. Sei que vocês têm a dinâmica de sair, de ir ao encontro, a itinerância, ‘peregrinos de esperança’. Que seja realmente um momento de graça”.

A celebração dos 40 anos foi adiada em um ano devido às severas inundações que assolaram o Estado em maio de 2024. Ainda assim, a trajetória do Caminho Neocatecumenal no Rio Grande do Sul tem sido marcada por inúmeros frutos: famílias reconstruídas e abertas à vida, jovens que, diante dos desafios da modernidade, encontram na escuta da Palavra de Deus em comunidade um caminho seguro para discernir sua vocação. São dessas comunidades que nascem vocações para a Nova Evangelização, levando o amor e a salvação de Jesus Cristo a todos os lugares do mundo.

 

Por Centro Neocatecumenal de Brasília / Assessoria de Comunicação

Tags: