Campanha visa apoiar projetos que promovam o ecumenismo e o diálogo inter-religioso
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) iniciou nesta segunda-feira, 21, a 15ª edição da Campanha Primavera para a Vida. A iniciativa, que seguirá até dezembro, tem como tema “Eu Respeito a Diversidade Religiosa. E você?”. O objetivo é arrecadar recursos para apoiar projetos que promovam o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.
A Cese, entidade de caráter ecumênico, preparou um material para aprofundamento a respeito da temática “Diversidade Religiosa”. É oferecido um livreto com textos elaborados por lideranças religiosas do cristianismo, islamismo, comunidade Bah’aí, candomblé e judaísmo. A Rede Ecumênica da Juventude (Reju) colaborou com a mística proposta nos textos com o “olhar” da juventude sobre a questão, o que de acordo com Cese “mostra que as juventudes também estão engajadas”.
A campanha Primavera para a Vida acontece desde 2000, com o intuito de mobilizar recursos para as atividades da Cese em todo o Brasil. A meta é fortalecer grupos populares em busca de direitos por meio do apoio a projetos. A entidade também procura ampliar a articulação com as bases das Igrejas que a compõem.
A Cese tem como missão fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça.
Atualmente é composta pelas igrejas Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Independente do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Aliança de Batistas do Brasil e pela Igreja Católica Apostólica Romana, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Exerce o cargo de presidente da entidade o assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa.
Compartilhamento
A Cese disponibilizou um e-mail de contato para aprofundar o diálogo, compartilhar experiências e esclarecer dúvidas a respeito da Campanha. Os interessados podem escrever para cesecomunica@cese.org.br.