Ao longo desta semana, chegará ao Haiti um comboio naval de seis navios fretados do México pela rede Cáritas para transportar até a ilha 15 mil toneladas de ajuda humanitária: alimentos, água potável e provisões médicas.
O “Papanlapou”, primeiro dos navios que chegou a Porto Príncipe, carrega duas mil toneladas de arroz, feijão, leite pasteurizado e kits de produtos sanitários.
Toda esta ajuda será distribuída imediatamente entre os atingidos que estão sendo atendidos pela rede Cáritas dentro do plano de resposta à emergência, no valor de 31 milhões de euros destinados à Cáritas Haiti para prestar ajuda a 200 mil pessoas durante dois meses.
A ajuda proporcionada pela Cáritas aos atingidos pelo terremoto inclui também materiais de abrigo e barracas, assim como acompanhamento psicossocial e assistência cirúrgica de urgência.
Também esta semana se distribuirá pelo Haiti, por intermédio da Cáritas americana, uma equipe da Universidade de Maryland especializada em tratamento médico a vítimas de desastres e cujos membros se renovarão semanalmente, dentro de um programa de ação de seis meses de duração.
A prioridade máxima desta equipe será realizar, nos próximos dias, a intervenção cirúrgica de 16 casos especialmente delicados.
Doe você também
No Brasil, a Cáritas Brasileira e a CNBB, através da Campanha SOS Haiti, já arrecadou mais de R$ 3 milhões de reais. Deste montante, R$ 1 milhão já foi repassado.
As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:
– Banco do Brasil – Agência: 3475-4; Conta Corrente: 23.969-0;
– Caixa Econômica Federal – OP: 003; Agência: 1041; Conta Corrente: 1132-1;
– Banco Bradesco – Agência: 0606; Conta Corrente: 70.000-2.
CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16