Carta do 10º Encontro Estadual das CEBs ao Povo de Deus de Santa Catarina

De todos os cantos desta terra Catarina viemos. Bebemos das águas do Uruguai e mergulhamos no Atlântico. De terra e água boa somos feitos, carinhosamente modelados e apaixonadamente desenhados. Somos quase oitocentas pessoas abrigadas sob uma bela tenda de retalhos, ao mesmo tempo frágil e forte, sinal da diversidade das culturas e das histórias de luta e resistência do povo. Somos CEBs, povo de Deus cuidando da vida! Teimosas na esperança, corajosas na profecia, destemidas no testemunho!

Não nos deterão a arrogância dos palácios, nem a violência das estruturas que nos oprimem. A nossa fidelidade ao Deus dos pobres e aos pobres de Deus nos anima a participar na construção de uma Igreja e de uma Sociedade sem exclusões. Reunimo-nos em quatro grupos a partir dos elementos geradores da Vida: terra, água, ar e fogo. Fizemos nossas as quatro palavras que nos convocaram: Povo – Deus – Cuidando – Vida. Tudo isso invadiu nossas mentes e nossos corações, transformou-nos em artistas geradores de poesias, músicas, teatros e pinturas, capazes de manter viva a chama do compromisso.

Como seguidores e seguidoras de Jesus que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”(Jo 10,10), reafirmamos nosso compromisso de fraternidade e comunhão com as inúmeras pessoas que no campo e nas cidades vivem marginalizadas, enfrentado a violência e lutando por vida digna. Com eles e elas queremos ser povo de Deus e vivenciar a experiência libertadora do seu amor.

Em nome de Deus nosso Pai e da Terra nossa Mãe, gritamos contra a privatização da água e a concentração da terra, contra o agronegócio e o hidronegócio que, concentrando a riqueza nas mãos de poucos, devastam o meio ambiente e violentam as pessoas.

É por amor e fidelidade ao Deus da vida e a todas as suas criaturas, especialmente aos empobrecidos que nos empenhamos sempre mais nesta caminhada. Como toda a mulher, antes do parto, sabe que seu filho já está vivo e presente, nós sabemos que o Reino de Deus está vivo e presente no meio dos pobres que constroem a justiça.

Invocamos a força do Espírito do Ressuscitado, para que nos fortaleça em nossa decisão de continuar como Comunidades Eclesiais de Base cuidando da vida em todas as suas formas e manifestações e lutando contra todas as forças caóticas da morte. Cremos que, apesar de nossas fraquezas e limitações, esta é a Igreja querida por Jesus.

Sigamos com alegria esta caminhada, como Igreja de Jesus, nas lutas e na esperança do Reino.

Amém! Axé! Auerê! Aleluia!

Lages, 20 de abril de 2008

Tags: