Estamos a caminho. Iniciamos Quaresma: tempo de oração, esmola e jejum. Tempo de silêncio, meditação e aprofundamento do maior Mistério de nossa Fé: a Páscoa do Senhor Jesus, sua ressurreição e vitória sobre o pecado e a morte. Nele, todos nós somos chamados à vida. Iniciamos, ao mesmo tempo, na Campanha da Fraternidade, o caminho para a segurança pública e a paz, como fruto da justiça.
Nesta mesma dinâmica, somos convidados pela Igreja do Brasil, a percorrermos no Ano Catequético 2009, o caminho para o discipulado, com o lema: “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (Lc 24, 13-34). Este evento se liga intimamente ao Documento de Aparecida que nos convida a “formar discípulos missionários de Jesus Cristo para que nele todos os povos tenham vida”.
O Sínodo dos Bispos de 2008 com o tema: “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”, juntamente com o Sínodo anterior (de 2005) sobre o tema: “Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja” impulsionam o povo de Deus a unir na celebração eucarística a meditação da Palavra e a receber o Senhor na Eucaristia. Isto o renova para testemunhar Jesus na vida pessoal, familiar, social, econômica e política. A Campanha da Fraternidade deste ano, por exemplo, exige a formação da consciência para novos valores de paz e de harmonia que iniciam na vida das famílias que vivem a fé, desenvolvem-se com o processo catequético e com a meditação da palavra e a vida de fé na comu-nidade eclesial.
Retomemos a meditação do Sínodo dos Bispos. A Mensagem ao Povo de Deus apresenta o conteúdo do Sínodo sobre a Palavra em 4 imagens:
- A voz da Palavra é a Revelação – Toda a criação surge a partir da Palavra pronunciada por Deus. No seu ápice está a criação do homem e da mulher, à imagem e semelhança do Criador. E Deus acompanha sua história, ouve seus gemidos e súplicas, vê suas situações de miséria e pecado.
- O Rosto da Palavra é Jesus Cristo – nossa religião não é a religião do livro que nos traz palavras, histórias. É a religião da Palavra Encarnada, que veio ao mundo: “No começo era a Palavra e a Palavra era Deus… Tudo foi feito por meio dela” (Jo 1, 1.3) “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). A Palavra feita carne, assume nossa condição humana, sem perder a sua divindade. O Divino entra na história, numa cultura, numa época.
- A Casa da Palavra é a Igreja – Ela tem como missão anunciar a Palavra, isto é, anunciar Jesus Cristo ao mundo. Os pontos altos deste anúncio são: a homilia (unidade entre mesa da Palavra e mesa da Eucaristia), a Liturgia das Horas, a Lectio Divina, a Catequese e a prática da Palavra que é a Caridade.
- O Caminho da Palavra é a missão – Cristo Ressuscitado ordenou aos Apóstolos que partissem para anunciar em todo o mundo. A Pa-lavra deve ser anunciada em todos os cantos e através de todos os meios, sempre encarnando-se na vida das pessoas, das famílias e da sociedade.
O Ano Catequético Nacional se insere nesta dinâmica de Fé e Missão. O tema escolhido acentua o dado experiencial, isto é, o encontro com Jesus no caminho, na Palavra e na Eucaristia. O texto-base adota o Ver-Julgar e Agir a partir do relato dos Discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). A iniciativa é de Je-sus. Ele se põe a caminho com os discípulos desorientados. Escuta. Pergunta. Eles falam. Expõem sua angústia: Jesus de Nazaré prometeu realizar o Reino de Deus, mas morreu…dizem que está vivo… Jesus revela-lhes a Palavra con-tida nas Escrituras. Depois senta-se à mesa e parte o pão. Aí, eles O reconhe-cem. E partem imediatamente para Jerusalém para se juntar à Comunidade.
Os discípulos hoje – os catequistas e as catequistas – também são esco-lhidos por Jesus. São enviados ao mundo, marcado por luzes e sombras: no-vos rostos de pobreza, excluídos; um mundo que supervaloriza a subjetividade individual, o imediatismo sem projetos e sem fundamentos; a globalização com valores (como novas tecnologias) e desvalores como a exclusão social; a polí-tica, por um lado com iniciativas públicas solidárias e, por outro, com a corrup-ção e a violência.
Eles devem se fazer presentes. Devem ouvir. Devem apresentar a Pala-vra, os valores positivos do Evangelho. Devem apresentar o próprio Jesus. E na Igreja e com a Igreja, partir o pão da Eucaristia. Reunir em comunidade, a Igreja de Jesus.
Queremos nos unir a esta iniciativa da Igreja do Brasil e aprofundar seu conteúdo e vivência. Em termos de datas, o Ano Catequético 2009 vai iniciar no dia 19 de abril, 2º Domingo da Páscoa e se concluirá na Festa de Cristo Rei, no dia 22 de novembro. Pedimos ao Cristo Rei se faça presente em nossa ca-minhada de DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.