Centro de Formação Cebitepal oferece curso online “Itinerários de esperança para as comunidades de Nossa América”

O centro de formação Cebitepal do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) oferece de 23 de março a 28 de setembro, o curso “Roteiros de esperança para as comunidades de Nossas Comunidades Eclesiais de Base Americana”.

A formação oferecida em português e espanhol será totalmente online e tem como objetivo construir conhecimento a partir de diversas experiências comunitárias enraizadas nos clamores da terra e dos pobres.

De acordo com a coordenação, a rota dos itinerários da esperança se faz através de uma viagem a seis países de Nossa América. Em cada país se reflete uma dimensão da eclesiologia. O ponto de partida é a experiência através dos testemunhos de membros das comunidades eclesiais de base; um assessor retoma e fundamenta o conteúdo correspondente à sessão. A escuta, a ressonância e a interrogação a partir da realidade concreta acompanham os itinerários.

O curso é aberto a todas as pessoas interessadas (padres, animadores de comunidades, jovens, seminaristas, religiosas e religiosos, missionárias e missionários, militantes populares, bispos, voluntários, leigas e leigos, entre outros).

As inscrições podem ser feitas aqui neste link. O investimento é de USD 50 (50 dólares americanos), ou seja R$ 250,42 (na cotação de 18/3).

A equipe de comunicação do Cebitepal conversou com o coordenador do curso, o educador popular e teólogo, Francisco Bosch, que trabalha há anos ministrando oficinas para a fé popular e sistematizando as narrativas das comunidades de base. Na entrevista, Francisco conta um pouco do programa do curso e dos seus eixos.

Confira a seguir a íntegra da entrevista:

 

Francisco Bosch, educador popular e teólogo. Foto: Cebitepal

Francisco, você poderia definir o que é uma Comunidade Eclesial de Base (CEBs) e, quem sabe, fazer um pouco da história do nosso continente?

As CEBs são fruto abençoado do Vaticano II e de múltiplos processos pastorais criativos que responderam às necessidades do contexto da década de 1960 —e mesmo antes— da Igreja em Nossa América; Eles são reconhecidos no documento de Medellín de 1968: “Ela é, portanto, a célula inicial da estruturação eclesial e o foco da evangelização, e atualmente um fator primordial de promoção e desenvolvimento humano. Um elemento capital para a existência das comunidades cristãs de base são seus líderes e diretores”.

As CEBs fazem parte do conflituoso e belo processo de fé neste continente e fruto maduro de uma longa caminhada na fé popular. Não se trata de um movimento de crentes que atende especialmente aos pobres, mas de uma Igreja que retorna à experiência das comunidades cristãs primitivas que nos conta o livro de Atos.

Com mais de 50 anos de história na América Latina, reconhecida e validada por todas as conferências gerais do episcopado latino-americano e caribenho, as CEBs encontram na primavera atual do Papa Francisco um momento de crescimento e nova vitalidade.

Estendidas em mais de 18 países da América Latina e Caribe, as CEBs são o motor de um modo de viver o evangelho desde a base da sociedade de baixo, entre os pobres. A recente Assembleia do Povo de Deus na América Latina reafirmou o desafio e a atualidade desta forma de viver o evangelho hoje.

As CEBs são uma nova forma de ser Igreja e, ao mesmo tempo, uma nova forma de exercer a cidadania?

As Comunidades de Base mostram que a fé cristã é pública, que é impossível privatizá-la e comercializá-la. O evangelho não tem preço e não pode ser domesticado, ou seja: reduzido apenas ao interior das casas.

Há um elo central em nossa tradição judaico-cristã: o elo fé-vida. O caráter histórico de nossa fé explica por que nosso povo crente luta todos os dias por uma vida mais digna. Isso se expressa no vínculo entre fé e política que pode ser visto em muitas comunidades.

As CEBs são professoras de outra forma de cidadania em um momento em que as democracias e os estados nacionais estão em profunda crise. O Curso servirá para ouvir essas “comunidades mestras”.

O que vamos encontrar neste Curso?

O curso “Roteiros de esperança para as comunidades de Nossas Comunidades Eclesiais de Base Americana” procura ser um caminho acompanhado pela sabedoria das comunidades do continente. Faremos paradas em diferentes países, onde os “professores-comunitários” contarão suas experiências. Os participantes poderão conhecer a vida atual das comunidades que enfrentam os males do nosso tempo e cultivam uma vida mais digna, em cada território. Esta contribuição será complementada por um teólogo de tradição latino-americana que nos ajudará a pensar uma dimensão eclesial em cada tempo.

Continuamos acreditando que o desafio é construir comunidade para nos salvarmos como um aglomerado , como disse o mártir Rutilio Grande. Portanto, devemos aprender aquelas dimensões da eclesialidade que estão sendo cultivadas entre os mais pobres, no dia-a-dia.

Programação:

O programa do Curso é como uma espiral que se desenrola desde o seu centro: da eclesiologia às suas dimensões, parte da vida das comunidades. O roteiro da viagem é:

  • 23 de março – Início da jornada : introdução Eclesiologia – Marta Boyocchi, El Salvador
  • 27 de abril – Primeira parada: Ministério – padre Manoel Godoy, Equador
  • 25 de maio – Segunda parada: sinodalidade – Dra. Geraldina Cespedes, Paraguai
  • 22 de junho – Terceira parada: Compromisso na saída (o 3T)- padre  Ismael Moreno, Argentina
  • 27 de julho – Quarta parada: Católica, sincrética, misturada entre os povos – Dr. Diego Irrazabal, México
  • 24 de agosto – Quinta parada: Leitura popular da Bíblia – Dra. Mercedes de Budallés Diez, Brasil
  • 28 de setembro – Reunião de encerramento: Na encruzilhada – Todas as comunidades

Acesse aqui o link da programação em português

Mais informações:

cebitepalencontacto@celam.org
Whastapp: 7 3226800541
Facebook: @formacioncelam
Instagram: @cebitepalok

Com informações da comunicação do Cebitepal- CELAM

Tags: