Celebração marca encerramento da 25º Semana do Migrante na Diocese Ji Paraná

Com o tema “Por uma economia a serviço da vida”, o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), da diocese de Ji Paraná (RO), coordenado pelas irmãs Carlistas Scalabrianas, organizou a 25ª Semana Nacional do Migrante, que este ano em especial, comemora os 25 anos da Pastoral no Brasil. No ultimo dia 19, uma missa marcou o encerramento da Semana do Migrante na diocese. A mesma aconteceu na Catedral São João Bosco e foi presidida pelo bispo de Ji Paraná, dom Bruno Pedron  e concelebrada pelos párocos das paróquias que compõe a região central do município de Ji Paraná.

Durante a missa, foi dada ênfase aos “retornados”, por causa da realidade migratória da diocese que vem acolhendo um grande número de pessoas que estão regressando de vários países, como Inglaterra, EUA, Espanha, Portugal e Japão. Durante o evento, houve vários momentos de reflexão sobre a realidade migratória no estado de Rondônia.

Em sua homilia, dom Bruno destacou a importância do trabalho da Pastoral do Migrante na cidade de Ji Paraná, e fez referência a história da migração em Rondônia, as dificuldades que os migrantes sofreram e que permanecem ainda hoje. Neste sentido, lembrou do êxodo rural.

Salientou ainda dom Bruno, que Rondônia é um lugar muito bom para se viver, mas que infelizmente predomina no local a ganância e o poder do homem. Lembrou por fim, que várias famílias estão sendo tiradas de suas terras e sendo obrigadas a dar espaço para as águas, que são acumuladas para a construção de novas hidrelétricas, que tem por objetivo atender a grandes metrópoles como São Paulo. “Rondônia seria um paraíso se não fosse essa ganância”, lembrou o bispo.

Tags: