A Diocese de Patos (PB) reuniu 40 representantes do poder público de 17 municípios do sertão paraibano para discutir a insegurança alimentar e o combate a fome na região. A iniciativa fez parte de uma série de ações da Igreja local para promover a Campanha da Fraternidade (CF) que, este ano, reflete o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Lc 14,16)”.
No encontro, realizado no último sábado (18), o bispo diocesano, dom Eraldo Bispo da Silva, recebeu secretários municipais de Agricultora e Desenvolvimento Social dos municípios de Nova Olinda, Água Branca, Taperoá, Santa Terezinha e Princesa Isabel. Também participaram os representantes de Livramento, Maturéia, Catingueira, Junco do Seridó, Santa Luzia, Teixeira, São José do Sabugi, Juru, Santana dos Garrotes, Imaculada, Assunção, além do município sede da diocese, Patos.
A reunião foi conduzida a partir do texto-base da CF, especialmente, sob a perspectiva do “eixo Ver”, do qual professor Irenaldo Pereira apresentou a realidade da insegurança alimentar no semiárido do estado. Já o professor e teólogo Daniel Leite fez a sua contribuição para o debate inspirado no “eixo Iluminar”, suscitando a discussão para a formulação de estratégias concretas que possam mitigar ao máximo o flagelo da fome.