CNBB e TV Aparecida cancelaram debate em razão da não confirmação dos dois candidatos à frente na corrida presidencial

Em razão da não confirmação dos dois candidatados mais bem pontuados nas pesquisas de intenção de voto à presidência da República até o prazo estabelecido, às 23h59 do dia 25 de agosto de 2022, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Aparecida de Comunicação cancelaram o debate que aconteceria no próximo dia 13 de setembro, às 21h. O encontro aconteceria em regime de pool com diversas emissoras católicas do país.

O acordo feito entre a organização do debate e a coordenação de campanha dos candidatos estabeleceu que “se não houvesse confirmação de participação dos candidatos representantes de 50% + 1 das intenções de voto, conforme última pesquisa divulgada até a data da confirmação, o debate poderia ser cancelado”. O cancelamento levou em conta a pesquisa mais recente realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-03138/2022, de 24 de agosto de 2022.

Até a data estabelecida, foram confirmadas as participações dos seguintes candidatos: Ciro Gomes – PDT; Simone Tebet – MDB; Felipe D’Ávila – Partido Novo; Soraya Thronicke – União Brasil; e Pablo Marçal – PROS. Não confirmaram participação no debate os candidatos: Jair Messias Bolsonaro – Coligação pelo Bem do Brasil e Luiz Inácio Lula da Silva – Federação Partidária Brasil da Esperança.

A CNBB e a Rede Aparecida de Comunicação lamentaram o cancelamento e, em nota, reiteraram “acreditar que o debate seria uma oportunidade única de promover um evento sadio, formativo e informativo para o bem público”.

Conheça a íntegra da nota de cancelamento do debate (aqui).

Tags: