CNBB manifesta pesar pelo falecimento do padre Jesús Hortal Sánchez, SJ,ex-reitor da PUC-Rio e assessor da CNBB

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro comunicou o falecimento, nesta terça-feira, 2 de fevereiro de 2026, do Pe. Jesús Hortal Sánchez, S.J., sacerdote jesuíta, teólogo, canonista e educador cuja trajetória se confunde com a própria história recente da Universidade.

A Conferência Naci0nal dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota na qual manifesta profundo pesar pelo falecimento do padre Hortal e reconhece os relevantes serviços que ele prestou à Conferência como seu assessor.

No documento, a CNBB reconhece ainda os relevantes serviços prestados, pelo sacerdote, à Igreja no Brasil “com sabedoria, competência e espírito evangelizador.

“Sua contribuição generosa marcou a caminhada da Conferência, especialmente pelo compromisso com a reflexão teológica, o direito canônico e a missão pastoral da Igreja”, diz um trecho do documento.

Na nota, a CNBB une-se, em oração, à Província dos Jesuítas do Brasil, aos seus familiares, confrades e a todos aqueles que com ele conviveram e foram enriquecidos por seu testemunho de fé, sua inteligência e sua fidelidade à Companhia de Jesus e ao povo de Deus.

Confira a íntegra do documento abaixo:

NOTA DE PESAR

 

Falecimento do Padre Jesús Hortal Sánchez, SJ

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do Padre Jesús Hortal Sánchez, SJ, ocorrido no dia 2 de fevereiro de 2026, em São Paulo (SP).

Padre Hortal foi, por muitos anos, assessor dedicado da CNBB, prestando relevantes serviços à Igreja no Brasil com sabedoria, competência e espírito evangelizador. Sua contribuição generosa marcou a caminhada da Conferência, especialmente pelo compromisso com a reflexão teológica, o direito canônico e a missão pastoral da Igreja.

Unimo-nos, em oração, à Província dos Jesuítas do Brasil, aos seus familiares, confrades e a todos aqueles que com ele conviveram e foram enriquecidos por seu testemunho de fé, sua inteligência e sua fidelidade à Companhia de Jesus e ao povo de Deus.

Que o Senhor, rico em misericórdia, o acolha em sua paz e conceda o descanso eterno ao seu servo.

Brasília – DF, 2 de fevereiro de 2026

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

 

Tags: