Evento reúne bispos, padres, religiosos e leigos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
O Convento de Lagoa Seca, em Campina Grande, na Paraíba, será sede, dos dias 21 a 24 de outubro, da 50ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que reúne bispos, padres, religiosos e leigos das 21 arquidioceses e dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, tem como tema “O Protagonismo dos Leigos” e lema “Sal da Terra, Luz do Mundo” (Mt 5,12-14). Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho.
A programação, além de mesas redondas, palestras e testemunhos sobre a atuação dos leigos na Igreja Católica nos quatro estados do regional, trará também momentos de comemoração. Neste ano, o Regional Nordeste 2 completa 50 anos de criação. Em homenagem à data especial será realizado o lançamento de selo comemorativo dos Correios, bem como uma celebração eucarística na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, presidida pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Di Cillo Pagotto.
No dia 23, haverá uma palestra que será aberta ao público em geral e fará um resgate dos principais acontecimentos da Igreja Católica no regional Nordeste 2 nos últimos cinquenta anos.
CNBB Nordeste 2
Foi durante o Concílio Vaticano II, realizado na década de 60 e que trouxe transformações profundas na Igreja Católica, que nasceu o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), como um desdobramento do então secretariado regional Nordeste. Na ocasião, o Regional Nordeste 2 apresentou como secretário regional dom Helder Pessoa Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife, e Recife como sede do Regional.
O Regional Nordeste 2 congrega as arquidioceses e dioceses canonicamente domiciliadas nas circunscrições eclesiásticas dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Sua atual presidência é composta pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido; pelo bispo de Campina Grande (PB), dom Manoel Delson Pedreira da Cruz; e pelo bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Com informações do regional Nordeste 2 da CNBB