CNLB pediu ao papa proclamação do Ano do Laicato

Presidente do organismo entregou carta ao papa Francisco com a solicitação

A presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Marilza José Lopes Schuina, foi recebida pelo papa Francisco no mês passado. Na ocasião, entregou ao pontífice uma carta do organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O documento apresentava as atividades realizadas e continha um pedido para que em 2018 fosse proclamado o Ano do Laicato.

De acordo com texto, a motivação para a ocorrência do Jubileu estaria relacionada às comemorações dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, encerrado em 1965, “e sua maravilhosa teologia sobre o laicato”, e os 30 anos da Exortação Apostólica de são João Paulo II “Christifideles Laici – sobre a Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo”.

“O Conselho Nacional do Laicato do Brasil, fundado em 1975, é um Organismo de comunhão eclesial, que representa, organiza e articula o laicato do Brasil para o cumprimento de sua vocação e missão na Igreja, mas, sobretudo, na sua presença evangelizadora na sociedade”, resume o texto em relação à atuação do Conselho.

Na mensagem ao papa, os integrantes do CNLB manifestam apoio às reformas que Francisco está promovendo na Cúria Romana. “Estamos em plena unidade de ação e oração para que a reforma da Cúria Romana se torne sinal de recuperação do caminhar com os padres conciliares que nos ofereceram as riquezas do Concílio Vaticano II sob o empenho pastoral do nosso querido são João XXIII e do beato papa Paulo VI”, diz o texto.

Ainda na carta, além do pedido de proclamação do Ano do Laicato, que já tem previsão de acontecer no Brasil a partir da solenidade de Cristo Rei de 2017 até a mesma festa do ano seguinte, os representantes do CNLB solicitaram um encontro com o papa durante sua visita ao Brasil, que deve acontecer em 2017, por ocasião das celebrações do Jubileu dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O momento de preparação para um possível documento sobre “Os Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” – texto que será apreciado como assunto principal da 54ª Assembleia Geral da CNBB, em 2016 – também foi partilhado com o pontífice.

“Derrame sobre o laicato do Brasil, que neste momento reflete com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil um novo documento (em fase de estudo) sobre a vocação laical”, roga.

Durante a última reunião do Conselho Permanente da CNBB, realizada entre os dias 27 e 29 de outubro, o vice-presidente do CNLB, Laudelino Augusto Azevedo, informou aos bispos presentes na reunião sobre o encontro de Marilza Schuina com o papa Francisco.

Tags: