Colégio Pio Brasileiro recebe apoio e reconhecimento em visita da Presidência da CNBB em Roma

O Colégio Pio Brasileiro hospedou a Presidência e os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a visita que o grupo fez ao Vaticano, na primeira semana de fevereiro. A presença foi oportunidade de manifestar apoio e reconhecimento à instituição, que “é uma casa da Igreja no Brasil, em Roma”, segundo arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. 

“A presença da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, junto com um grupo de assessores, nestes dias em Roma, é manifestação do apoio que aquela casa precisa e merece por parte da Conferência. Mas foi também uma possibilidade de, sobretudo os assessores, terem um contato mais direto com a casa e com os presbíteros que ali moram”, comentou dom Jaime.

Espaço de formação de presbíteros

 

Pode ser uma imagem de ao ar livreEspaço de formação para os presbíteros de diversas dioceses do Brasil, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro foi inaugurado em 3 de abril de 1934, há época confiado aos jesuítas. Desde setembro de 2014, a direção do Colégio é formada por presbíteros diocesanos escolhidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

“O trabalho que ali se desenvolve é um trabalho nobre, bonito, necessário para o futuro da nossa Igreja no Brasil e a presença da presidência nesses dias é expressão de reconhecimento e de apoio pelo trabalho que a equipe de coordenação da casa vem realizando”, destaca dom Jaime. 

Esse apoio, segundo o arcebispo, deve-se também pelas “décadas de história, de dedicação, de trabalho, de empenho, de oração em prol das diversas Igrejas particulares no Brasil”. 

Sobre a presença da Presidência e do Grupo de Assessores da CNBB, dom Jaime destacou o empenho da equipe de direção da casa em proporcionar “o melhor para todos nós que ali estivemos hospedados” e a manifestação de apoio em favor da equipe de formadores e dos presbíteros que ali moram. 

“Conversamos sobre várias situações e desafios que a casa apresenta. A casa necessita de reformas urgentes e para isso são necessários recursos. Nesse sentido, todos nós, Igreja no Brasil, precisamos sim pensar no futuro da manutenção daquela casa”, partilhou dom Jaime.  

Ele defende que o espaço seja adequado para que os presbíteros, indicados pelas diversas Igrejas particulares do Brasil, possam encontrar um espaço adequado para a convivência fraterna, para o estudo dedicado e para a oração que se faz sempre necessária na vida de todo o presbítero. 

Para mais informações:
Site: piobrasileiro.com

Tags: