Comissão de Textos Litúrgicos se encontra com o desafio da tradução de novos livros

A Comissão de Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacionial dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu esta semana, de 14 a 16 de maio, na sede da Conferência em Brasília (DF). De acordo com o presidente da Comissão, dom Hernaldo Pinto Farias, a Cetel fez um planejamento de como irá trabalhar, incluindo um cronograma de reuniões ao longo do ano e sobre quais livros se dedicarão prioritariamente para encaminhar a revisão e a tradução.

O bispo afirmou que tem alguns livros, ligados à Terceira Edição Típica do Missal Romano, como o Lecionário e a Liturgia das Horas, que serão priorizados no trabalho da Cetel.  “Elencamos também o Cerimonial dos Bispos e o Pontifical Romano. Também indicamos os peritos que irão trabalhar em cada livro”, informou.

Trabalho de revisão e tradução

Dom Hernaldo explicou que cabe aos peritos o trabalho de revisão ou tradução. Após esse trabalho, eles apresentam o texto à Cetel. A Comissão, por sua vez, revisa e envia para todos os bispos do Brasil que fazem suas propostas de emendas. A Cetel recolhe a contribuição dos bispos, sistematiza novamente e, depois, leva o texto para ser votado na Assembleia da CNBB, caso seja necessário.

O presidente da Cetel disse que a Comissão dedicou boa parte da reunião à revisão do livro sobre o ritual das “Missas da Bem Aventurada Virgem Maria” que foi revisado pelo saudoso dom Geraldo Lyrio. “Nós temos este material e começamos por ele. Mas também os outros começamos a ver possibilidades de encaminhamento já definindo os peritos, por exemplo o do Lecionário”, explicou.

Dom Hernaldo reforçou que trata-se de um trabalho minucioso porque a Comissão pega oração por oração para revisar, compara-a com o texto latino, vê se já tem a oração ou antífona no Missal, e caso tenha repete-se a mesma. “É um trabalho minucioso de detalhe e cuidado que implica ver se a tradução foi fiel ao texto latino e se fica compreensível ao povo, evitando palavras que possam ter duplo sentido. Às vezes gastamos um tempo muito grande com uma oração, prefácio”, disse.

Participaram da reunião o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, o bispo de Itumbiara (GO), dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, o arcebispo emérito de São Luiz (MA), dom José Belisário da Silva, o presidente da Cetel e bispo de Bonfim (BA), dom Hernaldo Pinto Farias e o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, frei Luís Felipe Marques.

Reunião da Cetel. | Fotos: Luiz Lopes – Ascom CNBB

 

 

Tags: