Comissão discute criação do Centro de Sustentabilidade das Pastorais e Organismos

O grupo de trabalho, constituído por representantes das pastorais sociais e organismos, esteve reunido hoje, 24, na sede da CNBB, em Brasília, para debater sobre a proposta de criação do Centro do Centro de Sustentabilidade das Pastorais e Organismos (Census). A reunião foi presidida pelo bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Guilherme Werlang.

A iniciativa irá mobilizar recursos e formas de sustentabilidade político-pastoral das organizações. De acordo com Daniel Rech, que presta assessoria às dioceses sobre projetos e faz parte do Centro de Apoio e Integração Social (Cais), o trabalho da entidade será fundamental para a sobrevivência das pastorais e a continuação dos projetos desenvolvidos por elas.

A criação do Census é discutida há cerca de cinco anos e já foi aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB. A expectativa é que comece a funcionar ainda no segundo semestre de 2014. A nova entidade não integrará a estrutura da CNBB, porém estará em consonância e atuando em conjunto com a Conferência.

Tags: