Comissão Episcopal realiza encontro em Aparecida

O encontro anual da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, realizado de 19 a 21 de julho, em Aparecida (SP), foi iluminado com reflexões sobre “Diálogo Igreja e sociedade”, apresentadas pelo professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), padre Mário de França Miranda.

Realizado nas dependências do Seminário Santo Afonso, sob a coordenação do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, os bispos e assessores referenciais avaliaram a caminhada da Comissão, fizeram projeções para o próximo ano, e decidiram preparar um relatório geral, como legado para o próximo mandato, a partir de maio de 2011.

“Houve iniciativas significativas em todos os setores, com resultados positivos, que merecem ter continuidade ou que podem servir de base para um novo plano de trabalho”, explicou o assessor do Setor Cultura, Aroldo de Oliveira Braga.Comisso_de_Com._2

Ao apresentar o tema do encontro, dividido em três momentos, o padre França Miranda, da Companhia de Jesus, falou sobre os desafios da Igreja frente a uma sociedade fragmentada em constante transformação, sempre com pressa, pautada pelo pluralismo e o individualismo.

Destacou a importância do diálogo e da pluralidade, o respeito pelo itinerário e a opinião de cada pessoa, e a constante busca pelo consenso, a unidade que Jesus pediu para os seus seguidores.

“Não podemos ter nostalgia da cristandade. Jesus não teve prestigio, nem poder. A Igreja revela sua força ao ser perseguida, quando aparece a ação de Deus em sua história. A sociedade pode ser influenciada e mudar seus rumos, não pelo ‘poder’, mas pelo testemunho de vida dos cristãos, como fermento na massa”, afirmou.

Também defendeu uma nova configuração para a Igreja, mais descentralizada, em pequenas comunidades, e com uma nova linguagem, para que a mensagem de Jesus seja entendida pelas novas gerações.

Após o encontro anual da Comissão, teve início a segunda edição do Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), a ser realizado de 21 a 24 de julho, no auditório do sub-solo da Basílica Nossa Senhora Aparecida.

Entre os presentes estavam: Setor Cultura: Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo auxiliar de Niterói (RJ), e Aroldo de Oliveira Braga; Setor Educação: Dom frei Caetano Ferrari, bispo de Bauru (SP), e professor Luiz Antônio de Souza Amaral; Ensino Religioso: Dom Eurico dos Santos Veloso, arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG), e professora Anísia de Paulo Figueiredo; Universidades: Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo de Sorocaba (SP), e irmã Maria Eugenia Lloris Aguado; e do Setor Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari.

Tags: