No próximo domingo, dia 8 de fevereiro, a Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH-CNBB), em parceria com a Rede Internacional Talitha Kum e a Rede Um Grito Pela Vida, promove a 12ª edição do Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas. Com o tema “Paz começa com dignidade: um chamado global para o fim do tráfico de pessoas”, a iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a erradicação dessa violência que mercantiliza pessoas e fere os direitos humanos.
A data também é celebração litúrgica de Santa Josefina Bakhita, mulher africana que foi escravizada e se tornou símbolo mundial da luta contra a exploração. O tema deste ano é inspirado no magistério do Papa Francisco, que reforça que a verdadeira paz nasce do amor e da defesa da dignidade humana.
O tráfico de pessoas é descrito como uma ferida global, um crime silencioso e cruel que nega a dignidade humana. Segundo o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas de 2024 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mulheres e meninas constituem 65% das vítimas identificadas, enquanto quase um terço são crianças.
Dados recentes divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) revelam que, no ano de 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil. O país registrou ainda 23.919 desaparecimentos de crianças e adolescentes no mesmo período. Embora nem todo desaparecimento tenha relação direta com o tráfico de pessoas, esses números compõem o cenário de risco e exploração que as redes de apoio e enfrentamento lidam diariamente.
Engajamento e ações
Para sensibilizar a sociedade e incentivar que cada pessoa se torne um “Embaixador da Esperança” em seu contexto local, a Comissão sugere as seguintes frentes de atuação:
- Vigília de Oração: Utilização do roteiro disponível em formato digital e o simbolismo das velas para representar o compromisso dos continentes com a paz, fé, amor, justiça e esperança. O roteiro de oração está disponível para baixar e ser utilizado de forma coletiva ou até individual.
- Mobilização Digital: Ações nas redes sociais na semana que antecede o dia 8 de fevereiro para disseminar informações sobre a realidade do tráfico e suas diversas modalidades.
- Eventos Presenciais: Realização de processos formativos, peregrinações nas comunidades para anunciar e denunciar as violações, audiências públicas e manifestações sobre o tema.
- Materiais de apoio: Baixe os guias para os momentos de oração e reflexão – Roteiro de Oração e Guia Informativo Temático.
O exemplo de Picos (PI)
Um dos destaques dessa mobilização presencial é a realização do segundo Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, na diocese de Picos, no Piauí. O evento tem como objetivo central realizar processos de formação para que pessoas se tornem multiplicadoras do enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em seus territórios e comunidades.
Para dom Plínio José Luz da Silva, bispo da diocese de Picos, o seminário busca ir além da teoria, despertando nos participantes o interesse em conhecer a dura realidade desta forma de violência que atinge muitas pessoas. O seminário também incentiva o combate a outros dramas, como a violência sexual contra crianças e adolescentes.
O resultado da primeira formação já apresenta ações práticas na região. Multiplicadores do primeiro seminário têm atuado constantemente na conscientização, abrangendo escolas locais e comunidades, repassando o conhecimento adquirido.
Sobre as Entidades
Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH-CNBB): Comissão da CNBB que articula ações de prevenção e incidência políticas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil.
Talitha Kum: Rede internacional de congregações religiosas dedicada à luta contra o tráfico de pessoas em todo o mundo.
Rede Um Grito Pela Vida: É uma articulação intercongregacional da Conferência de Religiosos/as do Brasil (CRB) composta por religiosos e leigos que atuam no combate e na prevenção ao tráfico de pessoas.
Com informações da Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano. Foto de capa: Edward Wafula | Rebirth of a Queen - TK
