Está reunida desde ontem na sede da CNBB, em Brasília, a Comissão de Estudo do tema prioritário da 47ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos, que acontece em Itaici, município de Indaiatuba (SP) entre os dias 22 de abril e 1º de maio. Trata-se do grupo que estuda o tema “Iniciação à vida cristã”, formado pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, dom Eugênio Lambert Adrian Rixen, e os assessores padre Videlson Teles de Menezes e irmã Zélia Maria Batista, o bispo de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco, o bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Tarcísio Scaramussa, o bispo de Castanhal (PA), dom Carlos Verzeletti; e os assessores: padre Luiz Alves Lima, padre Domingos Ormonde. Irmã Marlene dos Santos, Therezinha Motta Lima da Cruz, de Brasília, e Edmar Basílio Natalino, Ismar de Oliveira Soares e Maria Ângela Zoldan Guenka. Desses, participam da reunião nove integrantes.
Esta é a segunda reunião da equipe que prepara e dá indicações para o aperfeiçoamento do texto de trabalho que será estudado pelos bispos na Assembleia, em Itaici. A preparação do texto teve início na primeira reunião. “Já foi feita a primeira reunião no fim do ano passado que já apresentou todo o esquema de reflexão e conteúdos desse estudo”, explica o integrante da equipe, o bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Tarcísio Scaramussa. “Agora estamos desenvolvendo a temática nesta reunião que termina hoje”, diz o bispo.
Uma terceira reunião irá acontecer entre os dias 30 e 31 de março antes da Assembleia para Comissão do tema prioritário da 47ª AGencaixar as ideias finais do texto e apresentá-lo à presidência da CNBB. Dom Tarcísio afirma que o tema foi escolhido para trabalhar a catequese “para além do sacramento da iniciação cristã” e afirmou que é um “passo importante para a Igreja o estudo desse ângulo da catequese” porque hoje as pessoas não vivem mais numa “realidade totalmente cristã” e o estudo vai proporcionar o crescimento das pessoas como discípulas de Jesus Cristo. O texto também faz referência ao Documento de Aparecida (Dap) e às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).