Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada lança texto-base do 19º Encontro Nacional de Presbíteros

A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) lançaram, por meio de uma live em parceria com a Edições CNBB, o texto-base do 19º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), a ser realizado em abril de 2024, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A live foi transmitida nas redes sociais da CNBB e da Edições CNBB.

O 19º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) terá como tema: “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (cf. Rm 12,12) e deseja reforçar e animar a vida e a missão dos presbíteros, para que sejam cada vez mais testemunhas da esperança.

Na live, ao saudar os participantes e os telespectadores dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, salientou que o subsídio é mais uma contribuição na caminhada de todos os presbíteros da Igreja do Brasil.

“O lançamento desse livro quer contribuir para que seja aprimorado o Encontro Nacional de Presbíteros. É uma oração que exige a reflexão, o aprofundamento. Na verdade como Igreja que somos e também estimulados pelos nossos pastores, mas sobretudo no compromisso da própria vocação, vida e missão”, disse.

Dom Ângelo afirmou, ainda, que o subsídio é mais um instrumento para que todos os presbíteros, mas também aqueles que estão a caminho da ordenação presbiteral possam ainda mais aprofundar, aprender e amadurecer a sua própria vocação, vida pessoal, presbiteral e também fazer resplandecer a grandeza e o próprio espírito da missão presbiteral.

Ao falar sobre a escolha do tema e lema para o 19º ENP, o padre André Luís do Vale, presidente da CNP, explicou que a iniciativa é fruto da Comissão e que a temática faz alusão à realidade do presbítero, que é bastante exigente. Ele contou que a proposta era tornar o tema positivo para que mesmo diante dos desafios e dificuldades, os presbíteros possam viver de forma esperançosa.

“Somos convidados a sermos presbíteros, homens da esperança. Que possamos renovar a nossa esperança e caridade diante de nossa realidade”, exortou o padre André.

Sobre a escolha do lema, padre André comentou que a inspiração veio da Constituição Pastoral Gaudium Et Spes, que expõe as relações da Igreja com o mundo e os homens de hoje, sobretudo das alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje. Ele também afirmou que o lema é inspirado no apelo do Papa Francisco de manter acesa a chama da esperança, valorizar os carismas e ministérios, logo, o ministério presbiteral.

Dom Cleocir Bonetti, bispo referencial da CNP, alegou que o subsídio não deve ser utilizado somente para o encontro de abril, mas que deve ser verdadeiramente um livro que pode ser muito bem apreciado e que serve para iluminar a caminhada da vida consagrada, dos diáconos, dos padres, dos bispos e também de todo o povo de Deus.

O subsídio

Para a preparação do subsídio, a CNP contou com a colaboração do padre Humberto Robson de Carvalho, da arquidiocese de São Paulo. O livro tem o objetivo de contribuir com todos os presbíteros, especialmente os diocesanos, ajudando-os no aprofundamento da sua dimensão humana, espiritual, pastoral e missionária, tendo sempre em vista o compromisso com a vocação e a missão para qual cada um foi chamado.

É dividido em 4 capítulos: “presbítero: profundamente humano”; “presbítero: inteiramente de Deus”; “presbítero: plenamente identificado com a Igreja” e “presbítero: totalmente dedicado à missão”.

O subsidio está disponível para compra no site da Edições (aqui).

Assista a live na íntegra:

Tags:

leia também