O reconhecimento se deve à trajetória missionária do bispo, principalmente pelo seu trabalho em Moçambique. Em entrevista à emissora católica da Beira, reagindo ao título recebido, dom Luiz afirmou tê-lo aceitado para valorizar o trabalho dos missionários. “Não tenho nenhum merecimento pessoal, mas aceitei para valorizar o trabalho dos missionários”, ressaltou
A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realizará, de 27 a 31 de julho de 2026, em Belo Horizonte (MG), o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, reunindo bispos, reitores, formadores e demais responsáveis pela formação presbiteral no país. A programação deste ano será marcada também pela realização da Assembleia Geral da OSIB, em caráter eletivo
Padre Tiago Ávila enalteceu a participação de vários assessores que estavam na sede em função da reunião do Conselho Permanente. "Também gostaria de destacar os encaminhamentos do relatório quadrienal, os encaminhamentos da publicação e distribuição das Diretrizes Gerais da Açaõ Evangelizadora da Igreja no Brasil e a preparação para o 25ª Plano de Pastoral"