Comissão Nacional de Presbíteros realiza reunião ampliada e divulga tema do 19º Encontro Nacional de Presbíteros

A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) esteve reunida na manhã da quarta-feira, 2 de agosto, para dar andamento na preparação do 19º Encontro Nacional de Presbíteros, o ENP, a ser realizado de 24 a 30 de abril de 2024, no Santuário Nacional de Nossa Aparecida, em Aparecida, São Paulo.

Essa foi a primeira reunião ampliada com a presença do novo bispo referencial da Comissão, dom Cleocir Bonetti, bispo de Caçador (SC) e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na ocasião, além de tratar sobre questões de logística e estrutura para a realização do ENP, a Comissão divulgou que o tema do encontro é “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação (Rm, 12,12)”. A assessoria ficará a cargo do padre Humberto Robson de Carvalho. A programação ainda será definida.

Segundo o presidente da CNP, padre André Luís do Vale, o Encontro Nacional de Presbíteros apresenta luzes e reflexões para a vida do presbítero em todo o Brasil. Em 2023, diante dos diversos desafios vividos por eles, decidiu-se por trabalhar a temática da esperança. “Olhar sempre numa perspectiva futura, próspera, com olhar de esperança, mesmo com a realidade sendo difícil, desafiadora, mas olhar com esperança e dar testemunho dessa esperança”, explicou.

A perspectiva, segundo o padre, é que a Comissão receba mais de 500 presbíteros de todo o Brasil, de todas as regiões, para participar do 19º ENP. “Esse encontro é realizado a cada dois anos, um ano sim, outro não, em Aparecida, São Paulo, e o foco é o de trabalhar a vida do presbítero, o testemunho do presbítero na vida da Igreja”, comentou.

Ainda durante a reunião foram tratados assuntos referentes às eleições dos novos membros da Comissão nos regionais da Conferência. A maioria delas já acontece nesse mês de agosto. “Foi uma reunião muito produtiva e graças a Deus tivemos bons resultados e bons encaminhamentos”, considerou o padre André.

Padre André frisou que o momento também foi de acolhida do novo bispo referencial, dom Cleocir, e do novo assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados, padre Guilherme Maia Júnior. “Desejamos as boas-vindas aos novos membros da comissão, como também ao bispo referencial da CNP e ao padre Guilherme”, finalizou.

 

Tags: