Comissão para a Comunicação Social da CNBB estreita laços e promove construção de processos conjuntos

A Comissão para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepac-CNBB) realizou nessa semana duas reuniões com foco em fortalecer a comunicação e aprimorar processos. Uma delas ocorreu no dia 5 de fevereiro, na sede da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), entre o bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão, dom Valdir José de Castro, e a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional, irmã Eliane Cordeiro. Também estiveram presentes assessores de ambos os organismos. 

Dom Valdir José avaliou o encontro como positivo, “visto que caminhamos em direção à sinodalidade, buscando maior comunhão e colaboração entre os dois organismos. Nossa intenção é crescer como Igreja, valorizando a diversidade de dons e carismas, em comunhão com o Papa Francisco e as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Através do diálogo e no espírito de unidade, seguiremos critérios que nortearão nossas ações, visando cumprir a missão que o Senhor Jesus nos confia, que é anunciar e construir seu reino”, sinalizou o bispo.

Reunião da Comissão para a Comunicação Social na CRB

Durante a reunião, a presidente da CRB Nacional, irmã Eliane Cordeiro, deu as boas-vindas aos participantes. Além dos assessores de ambas as organizações, membros do Observatório da Comunicação Religiosa (OCR) no Brasil também estiveram presentes.

O OCR foi o principal tópico de discussão. Criado em outubro de 2020 como uma iniciativa conjunta da CRB e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), em colaboração com a Cepac-CNBB, é composto por nove pessoas, incluindo leigos e religiosos. 

A missão do Observatório é fornecer uma análise crítica, concreta e constante dos vários meios e formas de comunicação religiosa no Brasil. Ele dá prioridade aos aspectos de comunicação da Igreja Católica. 

Ao término do encontro, CRB e Cepac-CNBB se comprometeram a continuar trabalhando em conjunto para fortalecer a comunicação da Igreja no Brasil; criar estratégias para análise crítica e potencializar a divulgação dos documentos do Papa. Além disso, foi acordado que a aproximação e diálogo com o OCR serão mantidos para promover a unidade e o trabalho conjunto. 

Jubileu do Mundo da Comunicação 

O Jubileu do Mundo da Comunicação, iniciativa que acontece dentro das programações do Jubileu 2025, foi outro assunto tratado na reunião realizada pela Comissão na terça-feira, 6 de fevereiro, na sede da CNBB.

Dessa reunião participaram o presidente da Comissão, dom Valdir José de Castro; e os assessores da Comissão, Osnilda Lima e padre Tiago Síbula, além do assessor de imprensa da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues.

Na ocasião, dom Valdir salientou que a Comissão está organizando um grupo de comunicadores para que possam participar da iniciativa junto com o Papa Francisco.

“É interessante que o primeiro Jubileu no programa que a Santa Sé estabeleceu vai ser justamente com os comunicadores, dando assim uma grande importância para a comunicação”, enfatizou dom Valdir.

Dom Valdir salientou, ainda, que no decorrer desse ano, a Comissão pretende definir uma programação para a celebração do Jubileu. “Então esperem aí que logo logo nós vamos comunicar a todos como vamos celebrar o Jubileu de 2025, que tem como tema Peregrinos de Esperança. Comunicadores com fé, amor e esperança”, garantiu.

 

Tags:

leia também