A Comissão Episcopal para os Bispos Eméritos realizou na segunda-feira, 30 de outubro, a primeira reunião após a eleição de seus novos membros. A ocasião trouxe a oportunidade de os bispos partilharem entre si assuntos referentes à missão e dificuldades enfrentadas pelos eméritos. Além disso, os novos membros puderam fazer uma avaliação das ações realizadas pela Comissão no passado e, ainda, programar os projetos para os próximos quatro anos.
A reunião também contou com a participação de dom José Albuquerque, bispo de Parintins, no Amazonas, e referencial da Comissão; e do padre Jânison de Sá, subsecretário pastoral da CNBB. Segundo o padre Guilherme Maia Júnior, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB, o encontro foi realizado em um clima de fraternidade e amizade, no qual todos se colocaram à disposição para o trabalho e também demonstraram suas preocupações pelo ministério.
A Comissão demonstrou preocupação com os bispos eméritos na Igreja do Brasil, bem como com a saúde, com a subsistência desses eméritos. Também uma necessidade, um anseio pela formação e pelo encontro regional dos bispos eméritos em regiões do Brasil e um encontro internacional que devemos preparar”, finalizou o padre Guilherme.