Realizou-se a reunião da Comissão Episcopal Pastoral de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso e do Grupo de Reflexão em Ecumenismo a Diálogo Inter-Religioso (Gredire) no dia 3 de outubro, na catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias (RJ).
Na abertura, dom Francisco Biasin, fazendo menção ao Evangelho do dia Lc 9, 57-62 enfatizou a necessidade de “sermos Igreja e discípulos de Jesus chamados a fazer escolhas radicais na vida Cristã”.
Durante a manhã, ocorreu a partilha das perspectivas das ações da Igreja Católica nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, Bahia e Rio de Janeiro.
Foi abordado o relacionamento entre a Comissão e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) em vista da realização da próxima Campanha da Fraternidade Ecumênica e tomado em consideração o fortalecimento da Comissão de Diálogo Bilateral ICAR/IECLB com a escolha de novos nomes para compor a parte Católica da mesma Comissão.
Ainda se ponderou sobre as perspectivas da Comissão Episcopal Pastoral de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso quanto planejamento anual e continuidade da próxima gestão e tratou-se sobre o Simpósio Ecumênico que ocorrerá nos dias 01 a 03 de fevereiro de 2019 com a temática “O Espírito e a Igreja: perspectivas do diálogo Católico-Pentecostal”. Detalhes do Simpósio Ecumênico podem ser tratados através do contato: ecumenismo@cnbb.org.br.
“Sentimo-nos confirmados no nosso compromisso pela Unidade Cristã e o diálogo Inter-religioso para construirmos com todas as pessoas de boa vontade um mundo mais fraterno na superação de polarismos presentes na nossa sociedade” afirmou dom Biasin.