Comissão Sociotransformadora da CNBB se reúne para avaliar os processos em curso e definir novas estratégias

No dia 31 de janeiro, a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma reunião híbrida com a sua equipe executiva. O encontro ocorreu na sede da CNBB em Brasília (DF), com a participação presencial de alguns membros e outros remotamente. O objetivo foi discutir os avanços das ações da Comissão, avaliar os processos e definir novas estratégias.

No início da reunião, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, expressou gratidão pelo trabalho desempenhado pela Cepast, suas 27 pastorais sociais, organismos e projetos. Durante sua fala, ele também comentou sobre a visita ad limina realizada pela presidência da CNBB ao Papa Francisco, as visitas aos Dicastérios e organizações que apoiam a Igreja do Brasil.

Dom Ricardo pontuou que um dos principais pontos abordados nas visitas foi os problemas socioambientais enfrentados pelo Brasil. O bispo  ressaltou, também, a necessidade urgente de cada pastoral e organismo criar o “Protocolo para a Proteção de Crianças, Adolescentes e Vulneráveis”.

O secretário-geral informou também sobre as ações realizadas e o caminho de diálogo que vem construindo com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho.

Durante a reunião, a Comissão e a Equipe Executiva refletiu sobre os contextos social, eclesiástico e socioambiental no qual a Igreja do Brasil está inserida. Além disso, foi destacadas as contribuições que a Comissão pode oferecer à Igreja e sociedade.

Destacam-se ainda a reunião com as coordenações das pastorais sociais e organismos, que será realizada no dia 19 de março; o Mutirão Nacional de encerramento da 6ª Semana Social Brasileira de 20 a 22 de março de 2024; os processos formativos, como a proposta de aprofundamento da Compêndio da Doutrina Social da Igreja; os momentos de escuta com cada pastoral social e organismo que fazem parte da Comissão Sociotransformadora; as reflexões que o Grupo de Trabalho sobre a temática Trabalho vem realizando.

Na foto, dom Ricardo foi presenteado com um girassol, símbolo da 6ª Semana Social Brasileira. Fotos: Osnilda Lima.

Participaram da reunião o bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão, dom José Valdeci dos Santos, o bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM), dom José Ionilton de Oliveira, o bispo de Afogados da Ingazeira (PE), dom Limacedo Antônio da Silva, o bispo de Primavera do Leste-Parantinga (MT), dom João Aparecido Bergamasco, o bispo de Jales (SP), dom José Reginaldo Andrietta, o arcebispo de Londrina (PR), dom Geremias Steinmetz.

Conduziram a reunião, os assessores da Comissão: frei Olávio Dotto e padre Dário Bossi. Da Comissão Executiva participaram: Maria das Graças Silva Gervásio, da Pastoral da Criança; Valquíria Lima e Carlos Humberto, da Cáritas Brasileira; Juliana Kades Miglioranza, do Regional Sul 4 da CNBB; Alessandra Miranda, secretária-executiva da 6ªSSB; irmã Claudina Scapini, do Setor Mobilidade Humana da CNBB e Osnilda Lima, comunicadora da Cepast e 6ªSSB.

Tags:

leia também