Com o tema “Novas perspectivas de ação e animação missionária”, assessorado por padre José Altevir, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, a diocese de Presidente Prudente (SP) realizou em Pontal do Paranapanema, o 2º Congresso Missionário Diocesano.
Durante o encontro padre Altevir destacou o ponto de partida para as atividades missionárias. Ressaltou os principais temas tratados na 49ª Assembleia Geral da CNBB, entre eles as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). “As Diretrizes servem para nortear e iluminar a caminhada das dioceses e, antes de tudo, garantir o espírito de comunhão, de unidade e profetismo no seio da Igreja”, sublinhou o assessor.
No desenvolvimento da reflexão, padre Altevir enfatizou a dimensão da missão além-fronteiras e da missão ad gentes. Pediu que, na condição de discípulos-missionários de Jesus Cristo, os participantes fiquem atentos e alargue os horizontes do sentido missionário para bem trilhar os caminhos da missão. No mesmo momento ele reproduziu o filme do Projeto Missionário da Igreja no Brasil e a Igreja no Haiti, com o objetivo de sensibilizar os participantes. Alguns manifestaram o desejo de ajudar o Projeto, através de campanha nas comunidades.
O assessor do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) da diocese de Presidente Prudente, padre Éverton, mostrou que os leigos estão dispostos a se engajarem no processo de levar o Evangelho a todas as pessoas em todos os lugares. O Congresso foi encerrado com o Envio Missionário presidido pelo padre Sanderson, do Comidi. A animação ficou por conta de um grupo da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Participaram ainda do encontro seminaristas, sacerdotes e agentes de pastorais e comunidades.