Conselho Missionário do Sul 3 discute Projeto Moçambique

Os membros do Conselho Missionário Regional (Comire) do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estudaram as diretrizes nacionais da missão e deram encaminhamentos práticos em relação ao Projeto Moçambique e à criação dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidi), em reunião realizada no dia 14 de maio, em Porto Alegre (RS). 

O coordenador de Pastoral da diocese de Caxias do Sul (RS) e representante do Comidi, padre Adilson Zílio, destacou o Projeto Moçambique como uma das tarefas do Conselho. “Temos dois padres que estão lá, na diocese de Nampula, em Moçambique. Então, buscamos acompanhá-los, também a alguns leigos que estão lá, e outros que gostariam de ir. Esses encaminhamentos são realizados em conjunto, em comunhão com as dioceses que participam”, salientou Zílio.

A leiga de Farroupilha (RS), pertencente à diocese de Caxias do Sul, Simone Pegoraro, contou que já esteve visitando a missão em Moçambique e pretende voltar como missionária. “É uma alegria como leiga de participar do Comire, por ter esse espaço de trabalhar em conjunto em prol da missão. Todas as atividades que a gente desenvolve, seja em nossas paróquias ou fora delas, é uma participação na missão principal da Igreja que é a de evangelizar e ser uma presença de solidariedade”, salientou.

Encaminhamentos

Algumas dioceses ainda não têm o Comidi formado, mas aos poucos o projeto será acolhido por todas, para que possam perpassar esse espírito missionário da Igreja às lideranças, trabalhos e serviços até as bases.

O bispo de Osório (RS) e referencial para o Comire, dom Jaime Kohl, lembrou que “é importante que em cada diocese se constitua um grupo que pensa, projeta e provoca ações diretamente missionárias na Igreja particular, como, por exemplo, missões populares, infância e adolescência missionária, o tema da missão ad gente. Também esse grupo deve organizar e estimular a coleta da Campanha de Pentecostes, destinada a manter os missionários em Moçambique e custear ações missionárias no regional”.

A coleta de Pentecostes tem por finalidade principal manter o Projeto Moçambique. Por isso, todas as coletas das celebrações deste dia serão direcionadas para a manutenção do projeto; ajuda à Amazônia; encontros de formação missionária e iniciativas assumidas pelo Comire.

Com informações e fotos do regional Sul 3

Tags: