De 26 a 28 de novembro acontece a 100ª reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a terceira deste ano em Brasília (DF), da qual participam a presidência da CNBB, bispos que presidem as comissões episcopais pastorais, representantes dos regionais e de organismos eclesiais da Igreja no Brasil.
Espaço de construção da colegialidade entre os bispos na Igreja no Brasil, o Conselho Permanente é o órgão, segundo o Estatuto Canônico e Regimento da CNBB, de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão eletivo e deliberativo.
Com foco na 58ª Assembleia Geral da CNBB, que irá ocorrer nos dias 22 de abril a 01º de maio de 2020, os membros do Conselho deverão debruçar-se nesta reunião sobre o tema central e a pauta deste que é o maior encontro eclesial realizado anualmente.
Ainda durante a reunião os membros do Conselho Permanente farão a nomeação de novos assessores para as Comissões Episcopais Pastorais, entre elas a Comissão para a Juventude e a Comissão Bíblico-Catequética e demais Comissões Especiais.
Na programação também consta uma partilha dos regionais e comissões, bem como uma apresentação de um estudo sobre Espaço Litúrgico e uma conversa com os bispos que estiveram na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônia, ocorrida em outubro deste ano.
Grupo de Assessores
Ainda durante a próxima semana, na segunda-feira, será realizada a reunião do Grupo de Assessores da Conferência. Entre os assuntos que irão ser tratados, além da 58ª Assembleia Geral da CNBB, estão os avanços e conclusões do Plano Quadrienal das Comissões Episcopais Pastorais e o retiro dos assessores que está agendado para fevereiro de 2020.
Foto de capa: última Reunião do Conselho Permanente, em junho de 2019.