Consep discute propostas de ação para Ano da Misericórdia e encíclica Laudato Si’

O Ano da Misericórdia e a encíclica do papa Francisco, Laudato Si’, foram dois temas tratados na tarde de hoje, 25, pelos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Ano da Misericórdia iniciará no dia 8 de dezembro e prosseguirá até 20 de novembro de 2016.  Na reunião, o Conselho Episcopal apontou diversas ações para subsidiar regionais e dioceses  nesta celebração.

Os bispos refletiram ainda sobre a forma como a encíclica do papa Francisco, Laudato Si’, está sendo trabalhada pelas comissões, pastorais, organismos e regionais da CNBB, e apresentaram propostas para intensificar a reflexão do texto nos diferentes campos da sociedade.

As Comissões Episcopais Pastorais irão elencar as ações já realizadas relacionadas ao Ano da Misericórdia e à encíclica Laudato Si, bem como criar iniciativas que visem dar visibilidade e provocar a reflexão na Igreja do Brasil e nos diferentes setores da sociedade brasileira.

Diretrizes Gerais

Durante a sessão da tarde, foi apresentada a proposta de elaboração de subsídios que abordem as cinco urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja para o quadriênio de 2015 a 2019. Para o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, “seria muito bom criar pequenos subsídios para ajudar a acolher e a vivenciar as cinco urgências: missão, iniciação à vida cristã, animação bíblica, comunidade de comunidades, vida plena para todos”.

As Diretrizes Gerais foram atualizadas em abril deste ano, na 53ª Assembleia Geral da CNBB, a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do papa Francisco aos bispos em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Tags:

leia também