A sessão de trabalhos da tarde desta quarta-feira, 29 de agosto, começou com uma apresentação feita pelo padre Isaías Nascimento, autor do livro “Dom Távora, um homem além do seu tempo”, de uma breve biografia de dom José Vicente Távora (1910-1970), primeiro arcebispo metropolitano de Aracaju (SE) e primeiro presidente do Movimento de Educação de Base (MEB). Pernambucano, já como seminarista, andava em sua diocese vendendo a “Gaveta de Nazaré” com temas da doutrina social. Como padre, fez movimentação sobre temas sociais. Foi professor de Filosofia e Doutrina Social da Igreja. Muito amigo de dom Helder Câmara, em 1960, representou a CNBB junto ao governo para elaboração de um plano de educação pelo rádio e daí nasceu o MEB.
Em seguida, padre Gabriele Cipriani, secretário executivo do MEB, lembrou que Movimento é um organismo vinculado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e foi fundado em 21 de março de 1961. Em sua página oficial está registrado que “Há 50 anos realiza ações diretas de educação popular em diversas regiões do Norte e Nordeste do país e atualmente está nos estados do Amazonas, Roraima, Ceará, Piauí, Maranhão e Distrito Federal, atuando também no Norte e Nordeste do Estado de Minas Gerais, no regime de parceria com o governo estadual. A opção preferencial por essas regiões está definida em Estatuto, como áreas populacionais do País em que os indicadores sócio-econômicos revelam situação de pobreza e, consequentemente, índices sociais e econômicos abaixo dos desejados. As ações de mobilização social, de alfabetização de jovens e adultos e de educação de base são responsabilidade de equipes regionais em cada uma das unidades da federação em que atuamos. A coordenação pedagógica, o planejamento, o controle administrativo e a avaliação de resultados das ações são monitorados a partir da Equipe Nacional localizada em Brasília”.
Padre Cipriani disse que é hora de resgatar, mais amplamente, essa herança da Igreja no Brasil, representada pelo MEB, para a nova evangelização. Ele também relatou as atividades atuais e os projetos que executam em algumas dioceses do nordeste do MEB e lembrou a estrutura atual do MEB:
Conselho Deliberativo:
– Dom José Ronaldo Ribeiro
– Dom Mário Rino Sivieri
– Dom Antônio Fernando Saburido
– Dom José Gonzáles Alonso
Suplentes
– Dom Juarez Souza da Silva
– Dom Ângelo Pignoli
Conselho Consultivo
Efetivo
– Alda Maria Borges Cunha
– Osmar Fávero
– Carlos Rodrigues Brandão
– Riccardo José Cioglia
Suplentes
– Luis Eduardo Wanderley
– Maria Aída Bezerra Costa
Conselho Econômico e Fiscal
Efetivo
– Guilherme Costa Delgado
– José Magalhães de Souza
– Cândida Cirqueira Souza Lopes
– Raimundo Fontenele Melo
Suplentes
– Osmar Fravetto
– Daniel Turibio Rech
Equipe MEB
– Pe. Gabriele Cipriani – Secretário Executivo
Pedagógico
– Cristiano Ricardo da Silva
Administrativo
– Delci Maria Franzen
– Sirleijane Souza Moreira
