Com o tema “A Pastoral numa Igreja Sinodal e Missionária” e lema “O Senhor nos enviou a toda cidade para onde Ele mesmo deveria ir” (Cf. Lc 10,1), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu o Encontro dos Coordenadores de Pastoral, de 8 a 12 de julho, em Brasílica (DF). Na oportunidade, o regional Nordeste 3 esteve representado por coordenadores de Pastoral, entre eles o padre Jailson Jesus, que é o coordenador Regional.
O objetivo do encontro foi alinhar e articular esse serviço diocesano de coordenação pastoral – em alguns lugares chamado coordenação da ação evangelizadora – àquilo que, em tempos recentes, a CNBB têm proposto e que, por sua vez, está em consonância com as diretrizes da Igreja para todo o mundo a partir do processo sinodal, em comunhão com os diferentes dicastérios da Cúria Romana e alinhado à proposta jubilar para 2025.
Em entrevista ao site da CNBB, o coordenador arquidiocesano de Pastoral de Vitória da Conquista (BA), padre Frenilson Conceição Brito, destacou que “participar de um encontro como esse é o momento de encontrar com os demais colegas, com os demais irmãos, que trabalham o mesmo ministério como o meu nas suas dioceses, nas suas arquidioceses. Então, neste primeiro momento, encontrar com as realidades. Depois os aprofundamentos, as reflexões vão nos oferecer a capacidade de agregar conhecimento, fortalecendo o nosso agir pastoral em nossas dioceses, em nossas arquidioceses”, disse.
Já o coordenador diocesano de Pastoral da diocese de Ruy Barbosa (BA), padre Carlos Marçal Lima – também ao site da CNBB -, afirmou que “esse encontro nos ajuda a ver a comunhão de que, nas nossas Igrejas particulares, a gente caminha junto com a Igreja no Brasil e de acordo com o magistério do Papa Francisco. Então, na verdade, é a confirmação de que o que nós estamos fazendo nas nossas dioceses é o que Deus espera da Igreja no tempo de hoje. Uma igreja de fato sinodal, uma igreja que caminha junto, uma igreja de comunhão, de participação”, disse.
*Com informações da CNBB
Foto enviada pelo padre Jailson Jesus