Crianças e adolescentes discutem mudanças climáticas em Brasília

Um grupo de 30 crianças e adolescentes de várias partes do Brasil se reúne em Brasília, a partir de segunda-feira, 6, para o encontro “Mudanças Climáticas: nossa vida está em jogo”, promovido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). As crianças participantes são membros de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, sem-terra, do semi-árido, das grandes cidades, Cerrado e Amazônia e têm entre 12 e 16 anos.

A intenção do encontro é manifestar a preocupação das crianças e adolescentes brasileiras para com os desafios trazidos pelas mudanças climáticas no Brasil e no mundo. Eles também vão cobrar dos parlamentares brasileiros, através de visitas ao Congresso, um compromisso do poder público para com estas mudanças que atingem os mais diferentes biomas, comunidades tradicionais e moradores de periferias das grandes cidades.

As crianças e adolescentes se prepararam para o encontro com reuniões em suas comunidades e já conversaram sobre as condições sócio-ambientais de diversos biomas e realidades do Brasil.

O evento em Brasília vai até o dia 8, no Centro Cultural de Brasília (CCB), e tem o apoio do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organismo vinculado com a CNBB. A pauta prevê uma visita ao Congresso Nacional quando as crianças e adolescentes apresentarão o jogo “Mudanças Climáticas Nossa vida está em Jogo” e suas propostas, reivindicações e manifestações a respeito do tema.

Confira a programação abaixo:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: NOSSA VIDA ESTÁ EM JOGO!

Encontro com crianças e adolescentes

Brasília, 6 a 8 de dezembro de 2010

Centro Cultural de Brasília

06 DE DEZEMBRO

14h – Quem somos nós?

  • Atividade de integração e apresentação dos/as participantes.
  • Como vai o meu lugar?
  • Relatos dos/as participantes a partir do roteiro preparatório

16h – Mudanças Climáticas: entrando no jogo

  • Introdução ao tema a partir dos relatos dos participantes

07 DE DEZEMBRO

08h30 – A nossa ação pode mudar o jogo!

  • Roda de diálogo com o ambientalista Carlos Dayrell

10h – Outras palavras para o Brasil

  • Oficina de palavras para a Bandeira do Brasil que queremos, que será conduzida pelo artista plástico e poeta Bené Fonteles
  • Escrever uma carta para as comunidades e autoridades do Brasil

14h – Pintando o Brasil que queremos

  • Oficina para pintar as palavras que queremos na Bandeira do Brasil

16h – Preparando nossa visita ao Congresso Nacional

  • Organização das equipes e divisão das tarefas

08 DE DEZEMBRO

09h – Ação no Congresso Nacional

  • Visita ao Congresso Nacional, apresentação da Carta e da Bandeira feitos pelas crianças e adolescentes, entrega do jogo “Mudanças Climáticas: Nossa vida está em Jogo” para as autoridades.

Tags: