Obra indicada: MOINGT, Joseph. O homem que vinha de Deus. São Paulo, SP, Loyola, 2008, 612 pp.
Autor (breve apresentação) :

Moingt, jesuíta, nasceu em 1915, na França. Après les études habituelles de philosophie et de théologie à la Compagnie de Jésus, il a suivi l’École Pratique des Hautes Études et a soutenu une thèse de théologie à l’Institut Catholique de Paris. Após os habituais estudos de filosofia e teologia na Companhia de Jesus, freqüentou a École Pratique des Hautes Études e defendeu tese em Teologia no Institut Catholique de Paris. Il a enseigné la théologie successivement à la Faculté jésuite de Lyon-Fourvière, à l’Institut Catholique de Paris et aux Facultés de Philosophie et de Théologie de la Compagnie de Jésus à Paris (Centre Sèvres). Ele ensinou teologia, sucessivamente, na Faculdade Jesuíta Fourviere-Lyon, no Institut Catholique de Paris e nas Faculdades de Filosofia e Teologia da Companhia de Jesus, em Paris (Centro Sèvres). Il a dirigé la revue Recherches de Science religieuse de 1968 à 1997. Ele dirigiu a revista Recherches de Science Religieuse de 1968 a 1997.

Sinopse:

O autor parte das perguntas: Quem é Jesus de Nazaré? Um homem que se tornou Filho de Deus pela ressurreição? Um Filho de Deus que desceu à terra e se tornou homem? Levando em conta a desconstrução da teologia do Verbo encarnado, procura reconstruir a identidade de Jesus a partir dos evangelhos. Invertendo a posição de muitas cristologias que primeiramente apresentam o Jesus da Bíblia e depois o Jesus do dogma, o autor narra primeiramente a história do dogma cristológico, para mostrar que aí a identidade de Jesus é a de um Filho de Deus que se fez homem. Depois, estuda a pessoa e a mensagem de Jesus na Bíblia, mostrando aí o Cristo da fé com o qual os cristãos se envolvem em sua fé.

Partes principais da obra:

1. Prólogo: o rumor de Jesus.

2. Jesus na história do discurso cristão: os enunciados do dogma, a desconstrução.

3. Cristo na história dos homens (indo do futuro para a origem: a vinda de Jesus, a ressurreição, a paixão e morte, a quênose, a encarnação).

4. Epílogo: o homem que vinha de Deus (eternidade e tempo, Trindade e criação, Trindade e encarnação, encarnação e história).

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Essa obra é referencial porque traz uma proposta diferente na abordagem de Cristo. Inverte a abordagem comum – da história para o mistério, da Bíblia para o dogma. Parte do dogma, de sua afirmação e de sua desconstrução, para voltar à Bíblia e, através de temas cristológicos (analisados também inversamente, começando no futuro da vinda de Cristo para chegar à sua encarnação), busca mostrar que na relação entre Jesus e nós se dá uma relação entre eternidade e tempo, Trindade e história.

Responsável pelas informações (nome/ diocese/ instituição em que atua):

Pe. Vitor Galdino Feller – ITESC, Florianópolis – SC

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