Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)


“Que haja trabalho para todos, e trabalho digno, não de escravo.” (Papa Francisco)

        

         Hoje, 1º de maio, é comemorado o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, em que é recordado e homenageado a luta de todos os trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas, bem como a importância das mãos de todos os trabalhadores que fazem um país girar.

         Papa Francisco, em 2013, em sua visita pastoral a Cagliari exclamou: “Trabalho quer dizer dignidade, trabalho significa trazer o pão para casa, trabalho quer dizer amar!” E viver a dignidade do trabalho é ter um ambiente propício para que isso ocorra, pois sem as condições necessárias, sem o cumprimento das Leis Trabalhistas e sem as denúncias quando necessárias, levará o trabalho a condições tão desumanas, imorais e desrespeitosas a dignidade humana.

         A vigilância de todos, de que a prioridade humana deve estar acima de tudo no mundo do trabalho, é crucial para que não ocorram precariedade, desigualdade salarial, supressão de direitos conquistados, escravidão. “Toda a injustiça que se faz a uma pessoa que trabalha, espezinha a dignidade humana; inclusive a dignidade daquele que comete a injustiça: abaixa-se o nível e acaba-se naquela tensão de ditador-escravo. Ao contrário, a vocação que Deus nos dá é tão bonita: criar, recriar, trabalhar. Mas isto pode ser feito quando as condições são adequadas e a dignidade da pessoa é respeitada¹”.

         Enfim, pedimos a intercessão de São José, por cada trabalhador, por todos aqueles que vivem na informalidade ou que estão desempregados e, também, “pedimos vossa intercessão pelo mundo do trabalho, a fim de que aí reine o espírito cristão de justiça e paz, conforme os ensinamentos da Igreja; que os trabalhadores se unam em organizações que defendam os seus direitos e respeitem os alheios; que patrões e empregados se tratem mutuamente como irmãos e filhos do mesmo Pai, que se convertam os que ignoram a dignidade da pessoa humana e exploram o operário e o pobre².”

        

São José Operário, rogai por nós!

 Saudações em Cristo Ressuscitado! Aleluia!

 

¹ “O trabalho é a vocação do homem” – Homilia do Papa Francisco. 01 de mai de 2020

²https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/oracao-dos-trabalhadores-a-sao-jose/ – acesso em 29 de abril de 2022.

 

Tags:

leia também