Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Comemoramos, nesta quarta-Feira, dia 8 de março de 2023, o Dia Internacional da Mulher. Não é apenas um dia de comemoração, mas de reflexão sobre os direitos da mulher na sociedade de hoje e como elas devem ser mais respeitadas em diversos âmbitos. Que o exemplo das santas mulheres e da Virgem Maria possa inspirar todas as mulheres na luta por seus direitos.
O matrimônio é o fruto do amor entre o homem e a mulher, que a exemplo da Sagrada Família de Nazaré devem se doar e amar um ao outro. O homem deve respeitar e cuidar da sua esposa até o final de suas vidas e, no dia do matrimônio, ambos prometem fidelidade um ao outro. A mulher se une ao seu esposo na esperança de ser amada e respeitada e toda mulher tem o desejo de ser feliz.
Infelizmente, têm aumentado muito o número de feminicídios em nosso país. Muitas mulheres sofreram agressões e foram mortas por seus companheiros. Que todos os homens respeitem as suas esposas e, ao invés de agredi-las, possam amá-las e honrá-las. As mulheres não devem ser vistas apenas como um objeto de desejo ou procriadoras, mas respeitadas em sua dignidade.
O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta por direitos iguais, ou seja, para que as mulheres tenham os mesmos cargos que os homens e que os salários sejam igualitários. Até mesmo em nossas paróquias e comunidades, temos um certo preconceito em dar espaço para as mulheres em algumas funções. As nossas igrejas têm que estar abertas para todos, sejam homens ou mulheres, pois a Igreja tem que ser o exemplo para a sociedade.
Nesse Dia Internacional das Mulheres, agradeçamos a Deus pelas mulheres que fazem ou fizeram parte da nossa vida, como por exemplo, as professoras, as avós, as mães, catequistas e tantas outras mulheres que nos ensinaram o caminho do amor e nos deram uma boa educação. Aproveite esse dia para fazer uma ligação ou mandar uma mensagem de agradecimento a sua mãe, avós (se ainda estão vivas), catequistas e professoras. Se não tiver como ligar ou mandar mensagem, eleve a Deus uma prece por elas.
Com certeza, cada um de nós convive no dia a dia com muitas mulheres, seja com a esposa, mãe, colegas de trabalho, colegas de escola e faculdade. Nesse dia, dê uma singela lembrança a essas mulheres ou apenas deseje a elas um feliz dia.
O mês de março é um mês especial para nós, pois nos preparamos para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebramos São José, patrono da Igreja Universal, e Nossa Senhora da Anunciação. Que Maria Mãe da Igreja interceda por todas as mulheres.
O Dia Internacional das Mulheres foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 1970. A data foi oficializada no intuito de lembrar a luta histórica das mulheres para terem as suas condições equiparadas a dos homens. No início, a reivindicação era apenas para igualdade salarial, mas nos dias de hoje, a luta é para que as mulheres sejam mais respeitadas e o feminicídio e tantos outros crimes contra as mulheres tenham fim. Nesse dia 8 de março, é um dia em que todas as mulheres devem dizer um “basta” à toda violência sofrida por elas.
O Dia Internacional das Mulheres existe como o resultado da luta de mulheres por meio de manifestações, greves e comitês. Essa mobilização aconteceu ao longo de todo o século XX, dando importância para a data do dia 8 de março. A definição dessa data está relacionada a uma série de acontecimentos, em que as mulheres lutavam por melhores condições de trabalho e que tivessem os direitos igualitários ao dos homens.
Uma das histórias que marcam essa data narra que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Esse incêndio teria sido de forma intencional, causado pelo proprietário da fábrica como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, por isso, teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo nelas. Contudo, alguns pensadores dizem que essa história é mentira e, com isso, o dia 8 não estaria ligado a ela.
Outra história sobre esse dia e essa parece ser a verdadeira, remonta a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, dentre elas a maioria mulheres, 125, e apenas 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um marco para a criação do Dia Internacional das Mulheres. As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas, juntando com os tecidos que haviam no local, e isso serviu de combustível para o fogo.
Enfim, o Dia Internacional das Mulheres é o resultado de reivindicações da classe operária e da luta por direitos igualitários, como jornada reduzida de trabalho, salários iguais, férias e que ninguém trabalhasse cansado ou com sono, após muitas horas de trabalho. Infelizmente, nos dias de hoje, ainda encontramos situação assim. Cabe a nós, como sociedade, denunciar esse tipo trabalho e que ninguém, seja homem ou mulher, tenha jornada longa de trabalho.
Neste Dia Internacional das Mulheres elevemos uma prece a Deus por todas as mulheres e que a nossa sociedade possa ser mais acolhedora e dar oportunidades iguais para homens e mulheres. Além de ser um dia de comemoração, que seja um dia de reflexão. Que a Virgem Maria nos ajude e interceda por todas as mulheres do mundo inteiro.