Diocese de Apucarana celebra Jubileu de Ouro

Os 50 anos de criação da diocese de Apucarana (PR) já estão sendo comemorados na região. No dia 28 de novembro, a data foi celebrada em diversos eventos, antecedida por um Tríduo de celebrações nas 65 paróquias da diocese. Na noite festiva, o bispo diocesano, dom Celso Marchiori, presidiu uma solene eucarística na Catedral diocesana, reunindo cristãos leigos, religiosos, representantes de todas as paróquias e comunidades diaconais, das pastorais e movimentos.

Em sua homilia, dom Celso recordou a homilia de posse do primeiro bispo local, dom Romeu Alberti, e agradeceu a Deus pela oportunidade de ser o bispo diocesano nesse momento jubilar. Ele renovou com gratidão o compromisso de fidelidade ao Senhor a com a missão.

Também em comemoração ao momento, a diocese enviou os jovens José Eduardo Baú e Adilson Novaes para uma missão na região amazônica. Os jovens missionários foram à diocese de Coari e Parintins, no Amazonas.

As Santas Missões Populares e celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano II têm sido outras formas de vivência do ano jubilar na diocese. Ao longo do ano, houve encontros formativos para lideranças paroquiais e eventos de reflexão. No próximo ano, será realizado novamente o projeto de visita a todas as famílias da diocese.

A grande celebração do ano jubilar da diocese de Apucarana será realizada em 28 de março de 2015, dia em que se comemora a instalação da diocese e a chegada do primeiro bispo à região. O lema escolhido para as comemorações é “Igreja, povo de Deus, que anuncia, celebra e partilha”, com inspiração bíblica em “ide, eis que eu vos envio…” (Lc 10,3).

História

A diocese de Apucarana foi criada em 28 de novembro de 1964 pela Bula Ad maiorem dominici gregis, do papa Paulo VI, sendo desmembrada da diocese de Londrina e da diocese de Campo Mourão. Atualmente, é organizada em sete regiões pastorais, chamadas decanatos. Ao total, possui 65 paróquias e conta com 86 presbíteros e 105 diáconos permanentes. O primeiro bispo diocesano foi dom Romeu Alberti, que esteve à frente da diocese entre 1965 e 1982, sendo sucedido por dom Domingos Gabriel, de 1983 a 2005. Dom Luiz Vincenzo Bernertti assumiu em 2005 e permaneceu até 2009, quando tomou posse dom Celso Marchori, atual pastor da diocese.

Com informações da diocese de Apucarana

 

 

 

Tags:

leia também